Atividades

Reflexões sobre a relação contemporânea das viagens com a imagem, a fotografia e as questões éticas envolvidas

Fotografia e a experiência turistica

Voltar para o início Fotografia e a experiência turistica

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Esta palestra faz parte da segunda edição do Ciclo Ética no Turismo do Sesc que acontece mensalmente de julho a dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação.

Fotografia e turismo possuem estreita ligação no contexto da cultura ligada às viagens. Juntos, criam desejos, formam valores, orientam práticas, investem tempo e concentram economias.

Nos anos 1960 começam a aparecer em lugares voltados ao ecoturismo, principalmente nos Estados Unidos, algumas placas com a mensagem: "Da natureza nada se tira, a não ser fotos. Nada se deixa, a não ser pegadas. Nada se mata, a não ser o tempo. Nada se leva, a não ser recordações".

Lívia Aquino nos propõe uma reflexão sobre quais significados presentes nesse enunciado que se dissemina e continua presente até hoje em diversos lugares? Quais lacunas podem emergir a partir dele no que diz respeito às práticas que envolvem fazer turismo e fotografia?

João Correia Filho reflete sobre o fato de nunca termos fotografado tanto, como um modo de atestar a experiência, o que contrariamente pode recusar a própria experiência, ao limitar esta a um souvenir (Sontag, 1983). E nos provoca, como "não" fotografar?

Mediação: Juliana Okuda Campaneli


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Suhyeon Choi)

Palestrantes

João Correia Filho

João Correia Filho

Jornalista com especialização em Jornalismo Literário, desenvolve projetos que envolvem fotografia e literatura. É autor de três guias turístico-literários: São Paulo, literalmente, À luz de Paris e Lisboa em Pessoa, com o qual foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2012.
(Foto: Acervo pessoal)

Lívia Aquino

Lívia Aquino

Doutora em Artes Visuais e mestre em Multimeios pela Unicamp. É professora na pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas e na graduação de Artes Visuais e de Produção Cultural da FAAP. Autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo, Prêmio Funarte Marc Ferrez 2015.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Okuda Campaneli

Juliana Okuda Campaneli

Graduada em Educação Artística pela UNESP, especialista em História da Arte pela FAAP e mestre em Estética e História da Arte pela USP. Desenvolveu pesquisas sobre história da fotografia brasileira, especialmente sobre produções das décadas de 1960 e 1970. Atuou como educadora em instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo e, atualmente, é assistente técnica da Gerência de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo.

Data

31/08/2017 a 31/08/2017

Dias e Horários

Quinta, 14h30 às 17h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis