Fotografia e a experiência turistica
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Esta palestra faz parte da segunda edição do Ciclo Ética no Turismo do Sesc que acontece mensalmente de julho a dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação.
Fotografia e turismo possuem estreita ligação no contexto da cultura ligada às viagens. Juntos, criam desejos, formam valores, orientam práticas, investem tempo e concentram economias.
Nos anos 1960 começam a aparecer em lugares voltados ao ecoturismo, principalmente nos Estados Unidos, algumas placas com a mensagem: "Da natureza nada se tira, a não ser fotos. Nada se deixa, a não ser pegadas. Nada se mata, a não ser o tempo. Nada se leva, a não ser recordações".
Lívia Aquino nos propõe uma reflexão sobre quais significados presentes nesse enunciado que se dissemina e continua presente até hoje em diversos lugares? Quais lacunas podem emergir a partir dele no que diz respeito às práticas que envolvem fazer turismo e fotografia?
João Correia Filho reflete sobre o fato de nunca termos fotografado tanto, como um modo de atestar a experiência, o que contrariamente pode recusar a própria experiência, ao limitar esta a um souvenir (Sontag, 1983). E nos provoca, como "não" fotografar?
Mediação: Juliana Okuda Campaneli
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Suhyeon Choi)
Palestrantes
João Correia Filho
Jornalista, editor e fundador da Editora Mireveja, que tem publicado livros voltados à educação, à psicologia e à arte, incluindo o infantil Lições de infância. É autor de quatro guias turísticos literários: Lisboa em Pessoa, À luz de Paris, São Paulo, literalmente e Buenos Aires, livro aberto. Com Lisboa em Pessoa foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012. É autor de Nisinha, livro infantil inspirado nas ideias da médica Nise da Silveira, e sua estreia para crianças.
(Foto: Acervo pessoal)
Lívia Aquino
Doutora em Artes Visuais e mestre em Multimeios pela Unicamp. É professora na pós-graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas e na graduação de Artes Visuais e de Produção Cultural da FAAP. Autora do livro Picture Ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo, Prêmio Funarte Marc Ferrez 2015.
(Foto: Acervo Pessoal)
Juliana Okuda Campaneli
Graduada em Educação Artística pela UNESP, especialista em História da Arte pela FAAP e mestre em Estética e História da Arte pela USP. Desenvolveu pesquisas sobre história da fotografia brasileira, especialmente sobre produções das décadas de 1960 e 1970. Atuou como educadora em instituições culturais e museológicas da cidade de São Paulo e, atualmente, é assistente técnica da Gerência de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo.
Data
31/08/2017 a 31/08/2017
Dias e Horários
Quinta, 14h30 às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.