Fotomontagem, entre a arte e a política
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Programa
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O curso apresenta e discute quatro momentos da história da fotografia nos quais a fotomontagem foi utilizada para alargar fronteiras estéticas e políticas em seus contextos históricos de produção. O curso busca analisar práticas e construir aparatos reflexivos para apreciação de questões que estabelecem relações entre produção artística e experiência societária.
13/09 - O fenômeno da desrealização nas artes visuais.
Como introdução ao curso, investigaremos a constituição do que se convencionou chamar de "fenômeno da desrealização", considerando os avanços estéticos que possibilitaram novas formas de representação da experiência societária sob a égide da modernidade. Nesta aula, serão investigadas produções ligadas à fotografia, às artes visuais e ao cinema.
20/09 - Dada Berlin: a fotografia contra o nazi-fascismo.
Apresentaremos as noções essenciais deste movimento artístico e refletiremos sobre o papel que um de seus maiores expoentes, John Heartfield, desempenhou como artista de vanguarda na luta contra o nazi-fascismo.
27/09 - Grete Stern e a avaliação do feminino.
A fotógrafa alemã radicalizada na Argentina produziu um conjunto ímpar de imagens utilizando-se da fotomontagem para tratar de questões ligadas ao feminino. Examinaremos e problematizaremos tal produção, considerando a avaliação feita pela artista do papel ocupado pelas mulheres na Argentina peronista.
04/10 - Arte e feminismo nos Estados Unidos contemporâneo.
Como resumo das questões abordadas no curso, consideraremos a obra da artista norte-americana Barbara Kruger para refletir como sua produção artística não apenas estabelece diálogo profícuo com a tradição que a precede mas, nestes termos, é expressão de uma arte profundamente crítica de suas coordenadas históricas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Smabs Sputzer - CC BY 2.0)
Palestrantes

Marcos Fabris
Doutor pela FFLCH-USP, onde desenvolveu pesquisa sobre as relações entre pintura e fotografia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris), no MAC-USP, na FFLCH-USP e na UNIFESP. É crítico de arte afiliado à ABCA e autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação - ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/09/2017 a 04/10/2017
Dias e Horários
Quartas, das 19h às 21h
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.