Atividades

Por que a hospitalidade é tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil?

Fundamentos da Hospitalidade

Voltar para o início Fundamentos da Hospitalidade

Programa

Este minicurso apresentará as noções de hospitalidade, hospitabilidade, inospitalidade e hostilidade, lançando olhar sobre a atualidade da discussão sobre o tema.
O estudo da hospitalidade abrange diferentes áreas do conhecimento. À filosofia interessa enquanto produtora de uma ética específica. Nas ciências humanas, interessa a diferentes disciplinas: à antropologia, enquanto troca, ritual e dádiva; à sociologia, enquanto tempo e espaço de vivência de modelos de sociabilidade em casa e nas relações sociais. No campo das ciências aplicadas, interessa ao turismo, ao lazer, à comunicação, à gestão.
Como todo ritual, a hospitalidade tem regras, leis não escritas que envolvem a comunicação verbal e não-verbal (roupa e adereços, posturas, gestos, tom de voz, proxemia, etc., o que torna cada contato humano uma verdadeira gincana que pode resultar seja na verdadeira hospitalidade, seja na inospitalidade (o desinteresse) seja na hostilidade (o conflito, a agressividade).
A hospitalidade é, pois, sempre uma cena, com dois atores, individuais ou coletivos, claros ou ocultos e pode acontecer em casa, na rua, no trabalho, nas repartições e no mundo virtual da internet e das redes sociais.

Programa:
a) as noções de hospitalidade, hospitabilidade, inospitalidade e hostilidade
b) perspectiva multidisciplinar: o ponto de vista de diferentes áreas do conhecimento
c) as leis da hospitalidade
d) as figuras da inospitalidade


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Crédito: Divulgação)

Palestrantes

Luiz Octávio de Lima Camargo

Luiz Octávio de Lima Camargo

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Sorbonne Paris 5, Livre Docente em Lazer e Educação pela USP, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, professor colaborador do Programa de Mestrado em Turismo da EACH/USP, autor dos seguintes livros: “O que é lazer”(Ed. Brasiliense), “Educação para o lazer” (Ed. Moderna), “Hospitalidade” (Ed. Aleph).
(Crédito: Acervo Pessoal)

Data

22/05/2018 a 22/05/2018

Dias e Horários

Terça, das 14h30 às 17h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora