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Curso aborda a gestão de carreira musical independentemente da gravadora ou manager

Gestão de carreiras e autoprodução musical

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A música produzida fora do grande circuito industrial já é uma realidade e tem se tornado cada vez mais competitiva dentro do mercado de música no Brasil. Os títulos de CDs produzidos no país já são, em sua maioria, de artistas que não possuem uma grande gravadora e, muitas vezes, nenhum selo por trás de seu trabalho.

Em suma, são produtores de seus próprios trabalhos (autoprodutores). Além disso, esse tipo de produção vem desempenhando um papel importante na renovação de nossa diversidade musical, pesquisas e confluência de diferentes gêneros e estilos. Este curso tem o intuito de refletir sobre esse modelo de negócio que passou a ser extremamente viável após a revolução digital e os suportes digitais para a música surgidos nos anos 1990.

As várias alternativas de produzir música de alta qualidade técnica e artística, o contexto histórico-social da música brasileira em que se passou a pensar e realizar produções musicais sem um estrutura industrial são alguns dos aspectos fundamentais para se ter uma compreensão mais ampla de como se encontram os diferentes agentes (compositor, produtor, empresário, etc.) no cenário atual da música no Brasil.

Com os avanços tecnológicos e sucessivas crises na indústria fonográfica, estamos vivenciando nos últimos 20 anos uma verdadeira reconfiguração do setor musical no país e no mundo, com o surgimento de novos agentes, mudança de antigos paradigmas, o que vem gerando uma dinâmica social mutante em torno das produções musicais resultando em um quadro extremamente complexo. A indústria musical no Brasil, especificamente, possui hoje uma quantidade enorme de ramificações ainda não dimensionadas com precisão pelos dados econômicos oficiais.

Este curso traz reflexões sobre as diferentes estruturas de produção, leis de incentivo à cultura, distribuição dos produtos culturais, e outros assuntos relevantes para se compreender melhor essa reconfiguração que estamos enfrentando no setor musical brasileiro e, dessa forma, o profissional do setor possa estar mais preparado para esse novo cenário. O curso, dividido em aulas teórico-práticas, é baseado na maneira contra-industrial de produção proposta pelos autoprodutores, que se tornou um modelo de negócios viável e alternativo aos já estabelecidos indies e majors.

Cada vez mais esses artistas reafirmam o seu protagonismo no mercado musical brasileiro, trazendo uma concepção realista e não especialista do processo produtivo, ou seja, eles estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva da música no Brasil no que diz respeito aos seus próprios trabalhos, criando "pequenas indústrias" em torno de suas carreiras.  

Programa  

10h-13h -   Introdução e apresentação o Histórico da MPB e dos meios tecnológicos de cada fase o Indústria fonográfica x indústria da música. Contra-Indústria o Indies o Autoprodutores. Paradigmas da produção musical. Estrutura das majors (A&R e Marketing): porque não é mais viável?  Vanguarda Paulistana e seus ensinamentos o Crise da Indústria Fonográfica. As "indústrias paralelas" no Brasil: Forró, Sertanejo, Gaúcho e Technobrega.  Audição/debates 

14h30-17h30 - Tendências do mercado fonográfico atual o Leis de Incentivo: problemas e soluções o Planejamento de carreiras. A internet o Distribuição dos produtos: obstáculos e avanços. Projetos e Mercado o Experiências próprias o Noções técnicas. Sugestão para elaboração de projetos culturais. Estruturação e elaboração de materiais de captação. Debate final sobre maneiras de produção.

Com Téo Ruiz, músico, compositor e produtor. É pós-graduado em Música Popular Brasileira (FAP) e mestre em música hispana na Universidad de Valladolid, Espanha. É o autor de Contra-Indústria (2006) e A Autoprodução Musical (2016), além de já ter 4 discos lançados de suas composições.

Palestrantes

Téo Ruiz

Téo Ruiz

Músico, compositor e produtor. É pós-graduado em Música Popular Brasileira (FAP) e mestre em música hispana na Universidad de Valladolid, Espanha. É o autor de Contra-Indústria (2006) e A Autoprodução Musical (2016), além de já ter 4 discos lançados de suas composições.

Data

12/05/2016 a 12/05/2016

Dias e Horários

Terça
Das 10h às 17h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

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