Atividades

A racionalidade e os processos de aprendizagem, a razão comunicativa e seu fundamento na pragmática da comunicação.

Habermas e a Educação

Voltar para o início Habermas e a Educação

Programa

Habermas é reconhecido como um dos mais importantes pensadores da atualidade, com influência e contribuições em vários campos do saber. Sua tentativa de pensar as sociedades contemporâneas e seus sistemas políticos, bem como questões relacionadas com a moral e a ética, o direito e a linguagem o coloca no centro dos debates contemporâneos mais importantes. Esse curso tem a intenção de abordar conceitos e temas centrais do pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas e suas implicações para pensar a educação na atualidade, tais como: sociedade e modernidade; a racionalidade e os processos de aprendizagem; a razão comunicativa e seu fundamento na pragmática da comunicação; a formação do indivíduo via socialização e individuação; sua análise da esfera política pública e a democracia deliberativa.


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Nosso canal no YouTube oferece um pouco mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.

Foto: Wolfram-Huke-CC-by-3.0

Palestrantes

Ralph Ings Bannell

Ralph Ings Bannell

professor e diretor do Departamento de Educação na PUC-Rio, onde leciona Filosofia da Educação. Formado em Filosofia e Teoria Social e Política, na Escócia, Inglaterra e Estados Unidos. Autor de “Habermas e a Educação” (Autêntica, 2013), co-editor do livro “Formação para a Cidadania e os Limites do Liberalismo” (FAPERJ/7 Letras, 2011). 

Bibliografia

BANNELL, R.I. Habermas e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2ª edição, 2013.


BOUFLEUR, J-P. Pedagogia da Ação Comunicativa: uma leitura de Habermas. Ujuí: UNIJUÍ, 1998.


HERMANN, N. Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Habermas. Porto Alegre: EDUPUCRS, 1999.


MÜHLE, E. H. Habermas e a Educação: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF, 2003.


PRESTES, N. H. Educação e Racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.


TREVISAN, A. Filosofia da Educação: mímesis e razão comunicativa. Ujuí: UNUJUÍ, 2000.

Data

12/11/2015 a 14/11/2015

Dias e Horários

12 e 13/11. Quinta e sexta, 14h30 às 18h30.
14/11. Sábado, 10h às 17h30 (com intervalo das 13h às 14h30).

Local

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

Inscreva-se agora