Habermas e a Educação
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Habermas é reconhecido como um dos mais importantes pensadores da atualidade, com influência e contribuições em vários campos do saber. Sua tentativa de pensar as sociedades contemporâneas e seus sistemas políticos, bem como questões relacionadas com a moral e a ética, o direito e a linguagem o coloca no centro dos debates contemporâneos mais importantes. Esse curso tem a intenção de abordar conceitos e temas centrais do pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas e suas implicações para pensar a educação na atualidade, tais como: sociedade e modernidade; a racionalidade e os processos de aprendizagem; a razão comunicativa e seu fundamento na pragmática da comunicação; a formação do indivíduo via socialização e individuação; sua análise da esfera política pública e a democracia deliberativa.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
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Foto: Wolfram-Huke-CC-by-3.0
Palestrantes
Ralph Ings Bannell
Bibliografia
BANNELL, R.I. Habermas e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2ª edição, 2013.
BOUFLEUR, J-P. Pedagogia da Ação Comunicativa: uma leitura de Habermas. Ujuí: UNIJUÍ, 1998.
HERMANN, N. Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Habermas. Porto Alegre: EDUPUCRS, 1999.
MÜHLE, E. H. Habermas e a Educação: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF, 2003.
PRESTES, N. H. Educação e Racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
TREVISAN, A. Filosofia da Educação: mímesis e razão comunicativa. Ujuí: UNUJUÍ, 2000.
Data
12/11/2015 a 14/11/2015
Dias e Horários
12 e 13/11. Quinta e sexta, 14h30 às 18h30.
14/11. Sábado, 10h às 17h30 (com intervalo das 13h às 14h30).