Atividades

A mudança do conceito de beleza no decorrer da história.

História da Beleza

Voltar para o início História da Beleza

Programa

No último século, o corpo se tornou algo importante, complexo e sensível. Este tema relevante na atualidade é apresentado e discutido por Denise Bernuzzi de Sant’anna no livro História da Beleza no Brasil (Editora Contexto). Analisando dos primeiros anos da República, até a atual banalização das cirurgias plásticas, a obra trata das transformações ligadas aos padrões estéticos e aos cuidados com o corpo. A partir dos anos 1950, o embelezamento se transformou em gênero de primeira necessidade, uma megaindústria que reúne alimentação, cosmética, saúde e atividades esportivas. O livro também mostra como a mídia ajudou a criar uma aura positiva para aqueles que aprenderam a gostar do próprio corpo.

Em História da Beleza no Brasil, a autora destaca que os ícones de cada geração influenciaram não apenas as medidas corporais, as cores dos cabelos e a moda, mas também mudanças profundas no comportamento, na sexualidade e no papel dos homens e das mulheres na sociedade. Neste encontro a autora compartilha os detalhes da pesquisa e reflexões que desenvolveu na obra.

(Foto: Craigboy Wikimedia Commons)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Denise Bernuzzi de Sant'Anna

Denise Bernuzzi de Sant'Anna

Professora livre-docente da PUC-SP, onde é professora. Tem doutorado em História pela Universidade de Paris VII, e pós-doutorado na Ecole des hautes Etudes en Sciences Sociales, instituição na qual foi professora convidada. É autora do livro “Cidade das Águas - Usos de Rios, Córregos, Bicas” (Ed. Senac, 2007), entre outros. (Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/09/2015 a 16/09/2015

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora