História da Política Cultural no Brasil (1981-1993)
Voltar para o inícioPrograma
Esse ciclo de debates joga luz sobre as políticas culturais brasileiras entre 1981 a 93. Procura-se demonstrar como estas impactaram a realidade, provocando transformações, bem como permitindo o envolvimento de novos atores que se tornam partícipes do processo de mudanças da sociedade brasileira.
O ciclo tem a curadoria de Fábio Maleronka Ferron, e propõe discutir esse período, o qual engloba o processo de construção do MinC em 1985 e as polêmicas em torno da pertinência ou não de sua criação; a gestão de Celso Furtado e a criação da Lei Sarney; a campanha presidencial de 1989 e o ano de 1990, quando o presidente eleito impôs uma verdadeira mudança que impactou significativamente o campo cultural.
A extensão e o significado do impacto causado pelas medidas baixadas naquele ano por Collor, que levaram à extinção do MinC, da Lei Sarney e à dissolução de inúmeras fundações, bem como as repercussões que essas mudanças causaram na vida de artistas, intelectuais e gestores culturais são analisadas.
E, finalmente, o debate sobre o período de distensão, a gestão Sérgio Paulo Rouanet e a política cultural até o ano de 1993.
06/04. Compasso de Espera (1983)
Com Heloisa Buarque de Hollanda, Marcelo Ridenti e Maria Rita Kehl.
11/04. A criação do MinC: Ministério da Cultura, Necessário ou Supérfluo?(1983 -1985)
Com Albino Rubim, Joaquim Toledo Jr e Lia Calabre.
18/04. Os ensaios sobre a Cultura (1986- 1988)
Com Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Fábio Magalhães, Pablo Ortellado e Rosa Freire d’Aguiar Furtado.
25/04 _ A despedida do Ministério da Cultura e artistas em pé de guerra (1989- 1990)
Com Brasílio Sallum, Wagner de Melo Romão, Dimitri Pinheiro da Silva e Yacoff Sarkovas.
02/05. Política Cultural em estilo soft e mecenato privado (1991-1993)
Com Francisco Weffort, Isaura Botelho, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Nabil Georges Bonduki.
Mediação: Fabio Maleronka Ferron.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Matheus José Faria)
Palestrantes
Nabil Georges Bonduki
Arquiteto, urbanista, professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi secretário municipal de Cultura de São Paulo (2015-2016) e vereador do município de São Paulo por dois mandatos (2001-2004; 2013-2016).
(Foto: Bob Wolfenson)
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Museus. Jornalista, escritor e advogado.
(Foto: Acervo Pessoal)
Brasílio Sallum
Professor de Sociologia da USP. Participa dos conselhos editoriais das revistas: Lua Nova - Revista de Cultura e Política e Tempo Social - Revista de Sociologia da USP.
Dimitri Pinheiro da Silva
Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. Realizou estágio sanduíche no Women Research Center da Universidade da California.
(Foto: Acervo Pessoal)
Francisco Weffort
Foi ministro da cultura entre 1995 e 2002. Foi professor da USP na cadeira de Ciência Política. É autor de O Populismo na Politica Brasileira – (Ed.Paz e Terra), entre outros.
(Foto: Garapa - Coletivo Multimídia. CC 2.0)
Joaquim Toledo Jr
Possui doutorado em Filosofia pela Unicamp. É pesquisador do Núcleo Direito e Democracia (Cebrap) e autor do livro didático Filosofia Cidadã (AJS, 2016).
Lia Calabre
Doutora em história, coordenadora da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT-UFF).
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcelo Ridenti
Professor Titular de Sociologia na Unicamp. É autor de vários livros, entre os quais Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução (ed. Unesp, 2a. ed., 2014) e o romance histórico Arrigo (Boitempo, 2023).
(Foto:Anto?nio Jose? Scarpinetti)
Maria Arminda do Nascimento Arruda
Bacharel em Ciências Sociais pela USP, mesma instituição onde obteve o título de mestre e doutora em Sociologia e se tornou professora titular. Publicou diversos trabalhos na área de Sociologia da Cultura. Autora de “A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro” (reeditado em 2004).
(Foto: Cecilia Bastos)
Wagner de Melo Romão
É professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É pesquisador do CEBRAP.
(Foto: Acervo Pessaol)
Yacoff Sarkovas
Sócio e CEO da Edelman Significa e da Zeno, no Brasil. Foi membro fundador da Rede Brasil e da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais.
(Foto: Retratos Edelman Significa 217)
Data
06/04/2018 a 02/05/2018
Dias e Horários
6/4, Sexta, 19h às 21h30.
11/4, 18/4, 25/4 e 2/5,
Quartas, das 19h às 21h30.