História e Prática do Mangá
Voltar para o inícioPrograma
O termo mangá foi criado pelo artista gravador, do período Edo (1660-1867), Katsushika Hokusai que uniu algumas de suas obras em 15 volumes designando-as Hokusai Manga. Nestas obras os temas preferidos do artista eram a vida urbana, as classes sociais, uma natureza exuberante e a personificação dos animais, tudo isso composto de uma forma
caricatural _ pessoas ora gordas ou ora magras, longos narizes e até figuras de fantasmas (misticismo usado até hoje nos mangás, em livros, nos filmes e no cotidiano dos japoneses).
Desmembrando a palavra mangá serão encontrados dois ideogramas, o primeiro MAN = significa humor e GA = significa desenho, desenho de humor, por isso, o uso da palavra para designar as histórias em quadrinhos de uma forma geral durante um período no Japão, pois na década de 90 passou a designar um estilo de histórias em quadrinhos, neste caso o japonês.
Pretende-se através de aulas expositivas apresentar a arte de se fazer mangá, apresentar trabalhos de artistas japoneses destacando seus gêneros e estilos de desenho; Refletir sobre a cultura pop japonesa e suas relações com o mangá; Apresentar, de forma simultânea com o desenho prático, aspectos históricos, artísticos e culturais sobre o Japão relacionados ao mangá e discutir as características do desenho de mangá.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Divulgação)
Palestrantes
Simonia Fukue
Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP) com pesquisa sobre os elementos visuais do mangá. Especialista em Comunicação Áudiovisual (PUC-PR) e História da Arte do Século XX (EMBAP-PR), graduada em Superior Gravura (EMBAP-PR). Atualmente é docente no curso de Jogos Digitais (FMU), pesquisadora, fotógrafa e ilustradora.
Data
10/07/2018 a 13/07/2018
Dias e Horários
Terça a Sexta, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.