Identidades na contemporaneidade: performances e redes sociais
Voltar para o início
Programa
A contemporaneidade pode ser entendida enquanto período da alta modernidade marcada pela autorreflexividade (Giddens, 2002) e pelo entendimento da noção de identidade como uma construção dinâmica, fluida, fragmentada e até mesmo contraditória (Hall, 2005).
Tornam-se centrais, assim, as narrativas de si, isto é, as dinâmicas de construção de si mesmos que os sujeitos fazem, trazendo à tona a dimensão da performance, que realizamos cotidianamente (Goffman, 2009).
Neste processo a cultura digital tem chamado a atenção por possibilitar que performatizemos a nós mesmos através de plataformas como os sites de redes sociais.
Pela mediação de sites como Facebook, Twitter e LinkedIn, dentre tantos outros, apresentamos nossos selves a amplas de redes de contatos, engendrando discussões sobre a busca por uma coerência expressiva em diversos ambientes, disputas por capital social (Recuero, 2009) e a própria agência dos dispositivos tecnológicos produzindo subjetividades humano-maquínicas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Banksy)
Palestrantes

Beatriz Polivanov
Professora e chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense, bem como docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da instituição, onde realizou pós-doutorado, doutorado e mestrado. Líder do Grupo de Pesquisa MiDICom.
(Foto: Rebeca Calil)
Data
30/01/2018 a 30/01/2018
Dias e Horários
Terça, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.