Imagens da Modernidade Brasileira em Quatro Escritoras Paulistas
Voltar para o inícioPrograma
O curso tem como objetivo abordar, em quatro aulas, a obra de escritoras de diferentes décadas do século XX.
Começaremos pela obra de Pagu e seu romance Parque Industrial, de 1933, ambientado no bairro do Brás. Inspirada nos romances operários russos, a obra no entanto não possui um desfecho otimista ou excessivamente ideológico, retratando com realismo chocante a questão de uma classe operária brasileira miserável, incapaz de se conscientizar.
Passamos então para Maria José Dupré e seu Éramos Seis, ambientado na Avenida Angélica, que nos anos 40 era um local residencial de classe média. A ótica da dona de casa e a dissolução da família nuclear são o tema do romance, no qual detectamos um "realismo doméstico" que será melhor explorado na aula.
Em seguida, abordaremos Carolina Maria de Jesus, cujo Quarto de Despejo, o diário de uma favelada, é uma espécie de precursor da "literatura marginal" da atualidade, guardando relações com o hip-hop dos Racionais Mc's e com outros diários da literatura universal, escritos em momentos de privação. Por fim, analisaremos aspectos da obra de Zulmira Ribeiro Tavares, que realiza um retrato mordaz da burguesia paulistana dos anos 80 e 90.
São escritoras de perfis sociais, históricos e literários muito diferentes, o que transforma a totalidade do conteúdo das aulas em um panorama literário da cidade de São Paulo e do processo de modernização brasileiro, vistos sob a ótica feminina.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Bianca Ribeiro Manfrini
Possui formação em Letras, e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Já ministrou cursos de extensão na Casa das Rosas e é autora do livro "A mulher e a cidade: imagens da modernidade brasileira em quatro escritoras paulistas", publicado pela Edusp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Auerbach, Eric. Mímesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo, Perspectiva, 1994.
Buarque de Holanda, Sérgio. Raízes do Brasil. Pref. de Antonio Candido. 7ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1971.
Candido, Antonio. Tese e Antítese: Ensaios. São Paulo, Cia. Editora Nacional,
Dupré, Maria José. Éramos Seis (Prefácio de Monteiro Lobato). São Paulo, Saraiva, 1966.
Freud, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro, Imago, 1997.
Freyre, Gilberto. Casa-Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. 30a ed. Editora Record, 1995.
Galvão, Patrícia. Parque Industrial. (Prefácio de Geraldo Galvão Ferraz e apr. Flávio Loureiro Chaves). - 3a ed. Porto Alegre: Mercado Aberto; São Paulo, EDUFSCar, 1994.
_____________. Paixão Pagu: uma autobiografia precoce de Patrícia Galvão. Rio de Janeiro, Agir, 2005.
Hobsbawm, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo, Cia. das Letras, 1995.
Jesus, Carolina Maria de. Quarto de Despejo. São Paulo, Ática, 1993.
Kurz, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993.
Lispector, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.
Machado, Antonio de Alcântara. Novelas Paulistanas: Brás, Bexiga e Barra Funda, Laranja da China, Mana Maria, Contos Avulsos. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.
Morley, Helena. Minha vida de menina. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
Sevcenko, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, Sociedade e Cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Cia.das Letras, 1992.
Skidmore, Thomas. Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964). Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
_______________. Brasil: de Castelo a Tancredo (1964-1985). Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
Tavares, Zulmira Ribeiro. Jóias de Família. São Paulo, Brasiliense, 1990.
Varella, Drauzio. Estação Carandiru. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
Data
06/03/2018 a 27/03/2018
Dias e Horários
Terças, 14h30 às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.