Impressões Sinfônicas sobre a Música Cigana
Voltar para o inícioPrograma
O maestro Kirk Trevor apresentará em sua palestra impressões sobre a música sinfônica e instrumental, atribuídas a compositores que revelaram em suas obras influências sobre o idioma musical cigano. Neste encontro serão apresentados elementos que caracterizam tais releituras na música de concerto, identificando as expressões próprias desta linguagem musical. Kirk Trevor discorrerá sobre o legado do imaginário cigano, construído a partir do discurso instrumental sinfônico, destacando seu repertório inspirado nas peças de compositores tais como Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Liszt, Johannes Brahms, Pablo Martín de Sarasate, Franz Schubert, Antonín Dvorák, Béla Bartók e Zoltán Kodály.
Em complemento à apresentação do tema, o maestro Ênio Antunes pontuará observações sobre as relações estabelecidas no contexto da cultura cigana no Brasil, relacionando-o às manifestações incorporadas ao discurso musical brasileiro.
O encontro pretende ampliar a discussão sobre o uso do discurso musical cigano pelos compositores, seu contexto histórico e os principais agentes da difusão desta cultura na música de concerto. Para isso, serão apresentadas gravações orquestrais e vídeos, exibindo depoimentos de músicos de origem cigana, em livre diálogo com os palestrantes convidados.
O despertar da memória e do legado da etnia cigana conclama a audiência ao debate, distinguindo sua riqueza cultural e ampliando o horizonte de suas características transnacionais na contemporaneidade. Mediação de Rodrigo Felicissimo.
(Foto ilustrativa: Young nomadic Gypsy violinists - Svenko 1940)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto ilustrativa: Young nomadic Gypsy violinists - Svenko 1940)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Rodrigo Felicissimo
Maestro, com pós-doutorado em Musicologia na USP e pesquisador visitante da Faculdade de Artes da Universidade de Helsinque. Doutor em processos de criação musical e mestre em Geografia Humana pela USP. Desenvolve atividade artística junto a Orquestra Sinfônica da Zona Leste, do Programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
(Foto: Acervo pessoal)
(Foto: Acervo pessoal)
Kirk Trevor
Diretor musical da Missouri Symphony Orchestra. Regeu mais de quarenta orquestras em doze países, além de gravações para os selos EMI, Koch, Albany, Fatra, Crystal e Carlton Classics. Sua estreia com a London Symphony Orchestra ocorreu em janeiro de 2003 e no Carnegie Hall em 2007. (Foto: Roman Ferstl)
Ênio Antunes
Pesquisador da música brasileira, professor na Uni FIAM FAAM e diretor artístico da Orquestra Antunes Câmara e Orquestra Brasileira Arte do Som Filarmônica. (Foto: Silas N. Ruff)
Bibliografia
BARTÓK, Béla & and BAKER, Theodore. “Hungarian Peasant Music”. The Musical Quarterly, Vol. 19, No. 3 (Jul., 1933), pp. 267-287. Oxford University Press. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/739077. Acessado em: 11/02/2015.
BELLMAN, Jonathan. “Toward a Lexicon for the Style hongrois”. The Journal of Musicology, Vol. 9, No. 2 (Spring, 1991), pp. 214-237. Editora: University of California.
Disponível em: http://www.jstor.org/stable/763553. Acessado em: 11/02/2015
GUIMARAIS, Marcos Toyansk S. O Associativismo Transnacional Cigano: Identidades, Diásporas e Territórios. Tese apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
TARI, Lujza. “Bartók's Collection of Hungarian Instrumental Folk Music and Its System”. Studia Musicologica Academiae Scientiarum Hungaricae, T. 47, Fasc. 2 (Jun., 2006), pp.141-166. Editora: Akadémiai Kiadó.
Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25598248. Acessado em: 11/02/2015.
TARI, Lujza. “The Instruments and Instrumental Folk Music of the Hungarian Minority in Slovakia in the20th Century”. Studia Musicologica Academiae Scientiarum Hungaricae, T. 39, Fasc. 1 (1998), pp. 35-52. Editora: Akadémiai Kiadó.
Disponível em: http://www.jstor.org/stable/902509. Acessado em: 11/02/2015
Partitura para consulta: Pablo de Sarasate. Zigeunerweisen (Árias Ciganas) Opus 20.
Gravação: Itzhak Perlman interpreta Sarasate / Zigeunerweisen. Disponível em: http://youtu.be/xir-5oAWxXE
Data
07/04/2015 a 07/04/2015
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h30.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP
Valores
R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira
Inscreva-se agora