Atividades

Discussão sobre avaliação educacional e qualidade na educação.

Indicadores da Qualidade na Educação

Voltar para o início Indicadores da Qualidade na Educação

Programa

Os indicadores constituem uma metodologia de autoavaliação escolar, apoiada por um conjunto de materiais, que reúne indicadores educacionais qualitativos, de fácil compreensão, capazes de mobilizar a participação dos diferentes atores da escola – estudantes, professores(as), gestores(as), familiares, funcionários(as), representantes de organizações locais etc.

Com a coordenação e realização da ONG Ação Educativa, os materiais foram elaborados por um grupo de organizações, e estão comprometidos com o fortalecimento da gestão democrática das escolas e com as políticas educacionais e foram concebidos para que a comunidade escolar reunida avalie a realidade na qual está inserida, identifique prioridades, estabeleça planos de ação, monitore seus resultados e apresente reivindicações e propostas às políticas educacionais.

Ao reconhecer em sua concepção a relevância de fazer valer a voz da comunidade escolar, as principais perspectivas desta proposta são mobilizar e comprometer todos os envolvidos com a definição de metas que vão ao encontro do que compreendem por uma educação de qualidade. Dessa forma, ampliam-se o debate e os referenciais sobre qualidade e avaliação educacional, para além do pautado atualmente pelas avaliações em larga escala.

O uso da coleção “Indicadores” por escolas e secretarias de educação subsidia atividades de diagnóstico escolar, de formação com gestores e equipes escolares e de controle social. Além disso, a metodologia pode ser uma importante ferramenta em processos de construção participativa de Planos Municipais e Estaduais de Educação, mostrando-se potencialmente efetiva na capacidade de ampliação do diálogo entre a escola e os órgãos do sistema educacional, visando à melhoria da qualidade da educação pública e a garantia do direito humano à educação de todos e todas.

Esse encontro tem entre seus objetivos contextualizar tais indicadores no momento atual da educação no Brasil, analisando de maneira mais aprofundada as noções e conceitos de avaliação e de qualidade em educação, bem como apresentar as reflexões sobre o processo de aplicação da metodologia em questão.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de fevereiro, às 14h, pela Internet ou nas unidade do Sesc em São Paulo.

(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Palestrantes

Cláudia Bandeira

Cláudia Bandeira

Mestre em Educação pela PUC. Coordenadora de Projeto - Indicadores da Qualidade da Educação - Ensino Fundamental (Ação Educativa). Coordena ações de formação, disseminação sistematização de metodologia participativa de avaliação institucional em escolas públicas. 

 

Jaqueline Santos

Jaqueline Santos

Mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela UNESP. Doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp. Assessora do Programa Diversidade Raça e Participação (Ação Educativa).

Bibliografia

• Blog dos Indicadores da Qualidade na Educação
http://indicadoreseducacao.org.br

• Site De olho nos Planos – em prol da construção participativa de Planos de Educação
http://deolhonosplanos.org.br

• Portal do Ministério da Educação
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf

 

Data

27/03/2014 a 27/03/2014

Dias e Horários

Quinta, 14h às 17h.

Local

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP
 

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira