Influenciadores digitais: o sujeito como mercadoria
Voltar para o inícioPrograma
A proposta do curso é permitir ao participante uma compreensão da gênese da figura do influenciador e de todas as práticas que legitimam sua atuação. Serão três grandes eixos teóricos: 1) caracterização da sociedade contemporânea alicerçada em visibilidade e mercantilização dos sujeitos; 2) discussão acerca da construção de influência em rede e processos de legitimação; 3) apontamentos sobre a importância dos influenciadores digitais na redefinição de dinâmicas do mercado de comunicação.
Programa
1.Que sociedade ampara a emergência dos influenciadores digitais?
Discussão teórica sobre as noções de sociedade do espetáculo (Debord, 1997), visibilidade midiática (Thompson, 2008), cultura da participação (Shirky, 2011) e mercantilização do sujeito (Karhawi, 2016).
2. Como se constitui a influência digital?
Discussão teórica sobre reputação e legitimação na rede por meio de autores como Recuero (2009), Bourdieu (1997) e Charaudeau (2012). Compreensão da evolução da prática dos influenciadores digitais; formadores de opinião, blogueiros, youtubers.
3. De que forma os influenciadores digitais têm redefinido práticas e modelos no campo da Comunicação?
Discussão sobre as habilidades e competências desse novo perfil profissional no campo da Comunicação e identificação de pontos de intercâmbio entre influenciadores digitais e a mídia tradicional.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Miquel Taverna)
Palestrantes
Issaaf Karhawi
Jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/07/2018 a 19/07/2018
Dias e Horários
Terça a Quinta, 10h às 13h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.