Atividades

Formadores de opinião, blogueiros, youtubers, Instagrammers

Contextos
Influenciadores digitais: o sujeito como mercadoria

Voltar para o início Influenciadores digitais: o sujeito como mercadoria

Programa

A proposta do curso é permitir ao participante uma compreensão da gênese da figura do influenciador e de todas as práticas que legitimam sua atuação. Serão três grandes eixos teóricos: 1) caracterização da sociedade contemporânea alicerçada em visibilidade e mercantilização dos sujeitos; 2) discussão acerca da construção de influência em rede e processos de legitimação; 3) apontamentos sobre a importância dos influenciadores digitais na redefinição de dinâmicas do mercado de comunicação.

Programa
1.Que sociedade ampara a emergência dos influenciadores digitais?
Discussão teórica sobre as noções de sociedade do espetáculo (Debord, 1997), visibilidade midiática (Thompson, 2008), cultura da participação (Shirky, 2011) e mercantilização do sujeito (Karhawi, 2016).

2. Como se constitui a influência digital?
Discussão teórica sobre reputação e legitimação na rede por meio de autores como Recuero (2009), Bourdieu (1997) e Charaudeau (2012). Compreensão da evolução da prática dos influenciadores digitais; formadores de opinião, blogueiros, youtubers.

3. De que forma os influenciadores digitais têm redefinido práticas e modelos no campo da Comunicação?

Discussão sobre as habilidades e competências desse novo perfil profissional no campo da Comunicação e identificação de pontos de intercâmbio entre influenciadores digitais e a mídia tradicional.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Miquel Taverna)

Palestrantes

Issaaf Karhawi

Issaaf Karhawi

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, mestra pela mesma instituição. Atualmente, é pesquisadora do COM+ (grupo de pesquisa em mídias sociais digitais da ECA-USP) e investiga a emergência e atuação dos influenciadores digitais. Como professora, atua na graduação e na pós-graduação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/07/2018 a 19/07/2018

Dias e Horários

Terça a Quinta, 10h às 13h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira