Inovação educacional no Brasil: para onde caminha a escola?
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Diante das provocações de alguns autores quanto ao futuro da escola no século XXI, na pesquisa "Genealogia da escola do futuro" Tathyana Gouveia buscou, por meio de uma pesquisa teórica e empírica, identificar, compreender e analisar a rede das organizações brasileiras que realizam ou promovem mudanças no atual modelo da escola.
Definindo quatro eixos da estrutura escolar: o tempo, o espaço, as relações com o saber e as relações de poder, que na modernidade líquida passam por mudanças.
Para contextualizar historicamente tal processo, comparou o atual cenário com o movimento escolanovista do século XX. Desta análise inferiu o conceito de movimento educacional, permitindo a constatação de que está em curso atualmente no Brasil um movimento de renovação escolar protagonizado por escolas, fundações, órgãos públicos, startups e produtores culturais.
Compreendendo a escola como um instrumento de produção das estruturas sociais, conclui que mudanças profundas na forma escolar implicam transformações antropológicas, ressaltando que os possíveis desdobramentos do movimento dependem de nossas escolhas coletivas, sendo de nossa responsabilidade a construção desse futuro ainda incerto e nunca determinável.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Tathyana Gouvêa da Silva)
Palestrantes
Tathyana Gouvêa da Silva
Doutora pela Faculdade de Educação da USP. Foi professora na graduação e pós-graduação do Instituto Singularidades.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
25/08/2016 a 25/08/2016
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30