Atividades

Obra analisa conceitos teóricos sobre desenvolvimento humano e bem-estar e sua relação com as atividades físico-esportivas

Inteligências Múltiplas

Voltar para o início Inteligências Múltiplas

Programa

O livro Inteligências Múltiplas: uma pedagogia do esporte e da atividade física no Sesc São Paulo, do professor e preparador físico Hermes Ferreira Balbino, analisa uma série de atividades físico-esportivas que servem de estímulo no desenvolvimento integral do ser humano.

Partindo do conceito amplamente utilizado para medir o desempenho cognitivo dos alunos – o conhecido termo QI (Quociente de Inteligência) que os avaliava a partir dos pontos de vista verbo-linguístico e lógico-matemático – o pesquisador americano Howard Gardner propôs uma nova visão, baseada em estudos realizados em diversas áreas relativas à cognição: a teoria das inteligências múltiplas. Para Gardner, as pessoas são dotadas de múltiplas inteligências em potencial, representadas por competências e habilidades que, ao longo da vida, podem ser desenvolvidas e estimuladas. São elas: inteligências espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalis­ta, intrapessoal e interpessoal.


A importância das inteligências múltiplas ainda é pouco considerada no campo do esporte, necessitando de uma reestruturação dos métodos existentes, quase sempre balizados por preocupações centradas no desenvolvimento de capacidades físicas, aquisição de habilidades motoras e, no caso dos jogos coletivos, na organização de sistemas defensivos, ofensivos e de transição.


Lançamento das Edições Sesc São Paulo, a obra Inteligências Múltiplas não somente analisa um consistente repertório de conceitos teóricos ligados a pedagogia do esporte  ao bem-estar do corpo humano, como também examina e descreve uma série de atividades físico-esportivas que servem de estímulo no desenvolvimento das inteligências ao provocar o aprendizado, seja por intermédio da constante superação e resolução de problemas, seja pela livre manifestação da criatividade exercitada nas práticas corporais.

(Foto: Divulgação)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Hermes Balbino

Hermes Balbino

Doutor em Ciências do Esporte pela Unicamp. Atuou como preparador físico da Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol de 1989 a 1999, tendo participado de diversas conquistas, como a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 1991, o primeiro lugar no Campeonato Mundial da Austrália, em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

Conheça a publicação Inteligências Múltiplas, das Edições Sesc.

Data

16/04/2015 a 16/04/2015

Dias e Horários

Quinta-feira, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis

Inscreva-se agora