Israel 70: realidades e desafios
Voltar para o inícioPrograma
Inúmeros paradoxos atravessam a trajetória de Israel: é um Estado nacional, mas suas fronteiras são instáveis, variando ao longo do tempo; tem religião, mas não é religioso; é um estado judaico, mas tem não judeus em sua composição e há mais judeus vivendo fora do que dentro do país. Por meio de aulas e debates, o curso explora algumas das dinâmicas envolvendo a sociedade israelense no ano em que o país celebra o seu septuagésimo aniversário.
Atividade realizada em parceria com o Instituto Brasil-Israel.
10/10 - 16h às 18h.
Desenvolvimentos políticos e guinadas ideológicas
Ao longo de sua breve história, foram muitos os caminhos da sociedade israelense. Do Estado socialista e laico dos kibutzim à emergência de movimentos nacionalistas religiosos, a palestra aborda viradas no campo político e no campo das ideias.
Com Michel Gherman.
10/10 - 19h30 às 21h30.
Religião e Estado em Israel
Fundamentalismos religiosos e as tensões inerentes à tentativa de construção de um Estado judaico e democrático.
Com Alexandre Leone e Marta Topel.
Mediação: Daniel Douek.
11/10 - 16h às 18h.
Multiculturalismo: conflitos e contradições na sociedade israelense
O multiculturalismo como problema do estado nacional moderno. A diversas teorias, respostas politicas e tensões nos regimes democráticos. A formação do Estado de Israel, sua estrutura étnico-religiosa e o contexto geopolítico. Os conflitos na sociedade israelense e os desenvolvimentos políticos atuais.
Com Bernardo Sorj.
11/10 - 19h30 às 21h30.
Fissuras: Israel e os palestinos
Territórios ocupados e a questão palestina.
Com Celso Garbarz e Rafaela Barkay.
Mediação de Marcos Toyansk.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Ricardo Reichhardt)
Palestrantes
Alexandre Leone
Rabino ordenado pelo Jewish Theological Seminary of America, doutor em Filosofia pela USP, doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela USP, com pós-doutorado em Filosofia pela FFLCH-USP.
(Foto: Selma Gurfinkel)
Bernardo Sorj
Doutor em Sociologia pela Universidade de Manchester. Professor titular (aposentado) da UFRJ. Autor de 28 livros e mais de 100 artigos, ocupou várias cátedras e foi professor visitante em diversas universidades na Europa e nos Estados Unidos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Celso Garbarz
Coordenador do instituto Anchieta Grajaú. Ex-diretor da organização de proteção dos direitos humanos b'tselem, que atua nos territórios palestinos ocupados por Israel. Foi membro do comitê executivo da anistia internacional.
(Foto: Miriam Yurica Hiramoto Ueda)
Daniel Douek
Cientista social, doutorando em Letras na área de Estudos Literários e Culturais na USP. Atua na Assessoria Técnica e de Planejamento do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcos Toyansk
Marcos Toyansk, Doutor em Geografia Humana pela USP. Pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marta Topel
Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Professora do DLO-USP.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Michel Gherman
Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisador do Centro Vidal Sassoon para Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Diretor acadêmico do Instituto Brasil-Israel.
(Foto: Acervo Pessoal)
Rafaela Barkay
Doutoranda do Programa de Estudos Judaicos e Árabes da FFLCH-USP, tem como tema de pesquisa a transformação do conflito entre israelenses e palestinos sob uma perspectiva feminista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/10/2018 a 11/10/2018
Dias e Horários
Quarta e Quinta, 16h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.