Atividades

Redes de Cooperação Cultural Transnacionais

Jornadas de Cultura, Cooperação e Redes: um olhar sobre o território urbano

Voltar para o início Jornadas de Cultura, Cooperação e Redes: um olhar sobre o território urbano

Programa

Organizações e profissionais de cultura se reúnem para debater e provocar práticas qualificadas de trabalho cooperativo em rede, aproximando olhares e experiências no campo dos estudos culturais e fortalecendo as relações interculturais. Uma realização do Sesc SP, por meio das unidades do Centro de Pesquisa e Formação e Campo Limpo, o encontro faz parte do projeto “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano”, vinculado à parceria entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (Projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT SFRH/BDP/101985/2014), a Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela e a Escola de Comunicações e Artes da USP.


O Sesc São Paulo adentra esse projeto por meio da realização de uma das Jornadas em São Paulo, organizada pelo Centro de Pesquisa e Formação e Sesc Campo Limpo.

O encontro visa reunir organizações e profissionais para debater e provocar práticas qualificadas de trabalho cooperativo em rede.

18 de outubro de 2017
10h30 - Abertura institucional

11h - Conferência

Tema: Redes de cooperação cultural
Com Marta Porto, Jornalista, ensaísta e consultora. Mestrado em Ciência da Informação. Especialista em políticas de comunicação, cultura e investimento social privado. Atua como consultora de entidades e organizações multilaterais como a OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, UNICEF, Convenio Andrés Bello.
Com: Fernanda Pinheiro, Pesquisadora do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Mediação: Manuel Gama, Doutor em Estudos Culturais, Docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, encenador, gestor cultural e ator desde 1994.


12h30 - Almoço

14h - Mesa redonda - Experiências de trabalho em rede em instituições culturais
Com Joselaine Mendes Tojo, Rede de Educadores de Museus
Com Cynthia Margareth, Lume Teatro
Com Cleiton Pereira, Grupo Contadores de Mentiras
Com Eleilson Leite, Ação Educativa
Mediação: Manuel Gama, investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

16h - Intervalo

16h15 - Mesa redonda - Experiências de trabalho em rede em instituições culturais
Com Donny Correia, Rede de Museus Casas Literárias
Com Rogério Zaghi, OSESP
Com Gabriel Pinheiro, Centro Cultural B_Arco
Mediação: Manuel Gama, investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

19 de outubro de 2017
09h30 - Saída para visita técnica ao Sesc Campo Limpo com transporte incluso

11h - Apresentação de pesquisa - Escola da Cidade/Sesc São Paulo.
Com Yuri Bassichetto Tambucci, possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (FFLCH-USP),bolsista da CAPES. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana.

12h -Sarau do Binho
Com Suzi de Aguiar Soares, educadora, articuladora e produtora de coletivos. Organiza o sarau do Binho, participa dos projetos de incentivo à Leitura como a Bicicloteca, Livro no ponto, Feira Literária da Zona Sul.

Com Diana Padial, educadora, trabalha com projetos socioeducativos e culturais é articuladora cultural com participação em redes de educação e cultura e com projetos no Jardim São Luiz, Campo Limpo e Paraisópolis. É produtora do Sarau do Binho, Feira Literária da Zona Sul e projetos contemplados pelo Proac, VAI, Rumos - Itaú Cultural, Rouanet.

15h às 18h - Grupo de discussão – Política de redes culturais (Sesc Campo Limpo)
Grupo com integrantes representativos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor que operam na área da cultura, para iniciar discussão sobre políticas e ações voltadas às redes culturais.
Convidados: representantes de instituições culturais

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Data

18/10/2017 a 19/10/2017

Dias e Horários

Quarta e Quinta, 10h30 às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis