Atividades

O curso examina as questões conceituais mais relevantes ligadas às esferas da arte, cultura, indústria cultural e comunicação de massa.

Jornalismo Cultural

Voltar para o início Jornalismo Cultural

Programa

O profissional que queira aprofundar seus conhecimentos a respeito da produção artístico-intelectual contemporânea deve conhecer não somente os princípios do jornalismo cultural como também os métodos e as técnicas empregados pela grande imprensa e pelos suplementos especializados em cobertura e crítica. Este curso é composto por encontros dispostos a propiciar um conjunto de reflexões que sustentem uma atuação jornalística crítica, autônoma e responsável, examinando tanto a programação cultural da cidade de São Paulo como alguns dos segmentos mais usuais do jornalismo cultural, como a literatura, o teatro, o cinema e a música popular.

Pretende ainda levar o participante a examinar as questões conceituais mais relevantes ligadas às esferas da arte, cultura, indústria cultural e comunicação de massa, fazendo-o também entrar em contato com as múltiplas áreas de atuação do jornalismo cultural, por meio de leituras, aulas expositivas, debates, entrevista coletiva e exibição de material audiovisual.

Faz parte da proposta abordar os seguintes tópicos: definições do conceito de cultura; a linguagem da cultura; o sentido na arte; a teoria da recepção e a tarefa da crítica; identidade cultural; modos de ser da cultura brasileira; cultura, educação e ação cultural; políticas culturais, projetos e eventos; cultura popular, cultura de massa e indústria cultural; modernidade, pós-modernidade, hiper-modernidade; gêneros textuais: a reportagem, o perfil, a entrevista; o panorama cultural de São Paulo; o jornalismo especializado em literatura, teatro, cinema e música popular; os desafios e as perspectivas do jornalismo cultural brasileiro; o mercado profissional: os cadernos de cultura; as revistas segmentadas; o jornalismo cultural no rádio, TV e internet. 

Ao final do curso, os participantes farão uma reportagem, um perfil ou uma entrevista – impressa, em áudio ou em vídeo – a ser publicada em uma revista eletrônica experimental ligada ao curso e supervisionada pelo docente. O objetivo é levar o participante a vivenciar as várias etapas de produção de um veículo jornalístico, não somente atuando na cobertura dos principais assuntos culturais da temporada, mas também identificando, no panorama cultural paulistano, pautas relevantes, inventivas e pouco usuais. 
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Pixabay)

Data

30/09/2014 a 02/12/2014

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 20,00 - comerciários e dependentes
R$ 50,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 100,00 - inteira