Atividades

O pesquisador alemão Michael Heinrich apresenta sua pesquisa biográfica sobre o desenvolvimento de vida e obra de um dos maiores pensadores da modernidade

Karl Marx: vida e obra de um bicentenário

Voltar para o início Karl Marx: vida e obra de um bicentenário

Programa

Por ocasião do bicentenário de nascimento de Karl Marx, e da publicação no Brasil pela Boitempo do primeiro volume da obra Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra, o pesquisador alemão Michael Heinrich, biógrafo e curador da obra de Marx, vem ao país para apresentar uma palestra sobre a vida e obra de um dos maiores pensadores da Era Moderna.

Não obstante todas as tentativas de sistematização "marxistas", a obra de Karl Marx só existe enquanto projeto inacabado. Trata-se de uma série fascinante de começos, interrupções e projetos teóricos novos que, apesar de não ter sido finalizados, possuem até hoje um enorme potencial acadêmico e político, evidenciado mais uma vez pelas crises econômicas e financeiras dos últimos anos.

O desenvolvimento dessa obra não pode ser separado da vida, por vezes bastante agitada, de seu autor.

A fim de abranger essas duas esferas adequadamente, é necessário analisar também o entorno de Marx - tanto seus amigos quanto seus opositores - de modo mais detalhado do que se tem feito.

A pesquisa de Michael Heinrich, a qual tem se dedicado há anos, promete ser o trabalho definitivo para compreender, de forma integrada, a vida e a obra do filósofo alemão. Durante o encontro, o autor buscará comentar outras biografias de Marx já publicadas, diferenciando seu trabalho pelo rigor no embasamento a fontes documentais.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Ilustração: Cássio Loredano)

Palestrantes

Michael Heinrich

Michael Heinrich

Cientista político, nasceu na Alemanha, é professor de economia na University of Applied Sciences, em Berlim e editor do PROKLA, revista de ciência social crítica. Heinrich também é um colaborador na MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels. Autor de vários estudos sobre O capital, um dos seus livros mais famosos é Kritik der politischen Ökonomie: eine einführung (Crítica da economia política: uma introdução) traduzido, recentemente, em inglês. Seu trabalho se concentra na teoria marxista e na história da teoria econômica.
(Foto: Divulgação)

Data

18/05/2018 a 18/05/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora