Atividades

As origens da ascensão internacional brasileira

Curso Presencial
Kissinger e o Brasil

Voltar para o início Kissinger e o Brasil

Programa

Palestra explora a complexa relação entre os Estados Unidos e o Brasil durante a década de 1970, um período marcado por intensas negociações diplomáticas e estratégicas sob a influência de Henry Kissinger, então Assessor de Segurança Nacional e Secretário de Estado norte-americano. A palestra desvenda as intricadas políticas de bastidores e as interações entre Kissinger e o regime militar, lançando luz sobre como essas relações moldaram a ascensão internacional do Brasil.
 
Utiliza uma vasta gama de documentos desclassificados, correspondências e entrevistas para reconstruir os diálogos e estratégias empregadas por Kissinger e seus interlocutores brasileiros. A narrativa aborda temas como a política de distensão dos EUA, os esforços de Kissinger para influenciar a política externa brasileira, e como o Brasil buscou aproveitar essa relação para fortalecer sua posição no cenário mundial, ao mesmo tempo em que mantinha sua autonomia estratégica.
 
A análise oferece perspectivas novas sobre a diplomacia da Guerra Fria na América Latina, enriquecendo nosso entendimento das dinâmicas internacionais da época, mas também destacando a relevância desses eventos para as relações contemporâneas entre os dois países. A palestra é desenhada para informar e engajar todos aqueles interessados na história das relações internacionais e na política externa brasileira.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Secretary of State Henry Kissinger 1976 - Domínio Público. Créditos: David Kennerly)

Palestrantes

Matias Spektor

Matias Spektor

Professor da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Doutor pela Universidade de Oxford, foi professor visitante das universidades de Princeton, Georgetown e King's College London, além de ter sido pesquisador de Carnegie Endowment for International Peace e do Council on Foreign Relations.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/04/2024 a 25/04/2024

Dias e Horários

Quinta, 11h às 13h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 25/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora