Literatura para crianças: possibilidades de leitura e mediação
Voltar para o inícioPrograma
Na leitura compartilhada com crianças de livros em que o texto escrito está presente os adultos sentem-se atuantes e importantes, seja nas rodas de leituras na escola ou na leitura antes de a criança dormir. Fazem a leitura do texto e apontam uma ou outra imagem que tem algum tipo de relação com o escrito, viram a página e partem para a leitura de mais um texto escrito.
É inegável que este tipo de leitura funciona e tem um papel fundamental na criação de vínculos afetivos entre as crianças e a literatura. Mas muitos dos livros contemporâneos extrapolam a relação palavra-imagem e exigem outro tipo de abordagem e consequente relação.
Esse tipo de livro gera receio já que muitas vezes abre possibilidades de leitura em que os significados narrativos não se restringem à superfície tangível de identificação dos elementos visuais e sua leitura pede outra disposição de tempo e observação.
Esses livros demandam diferentes relações no momento de leitura e, por isso, a mediação deve ser diferente.Partindo disso acreditamos que esse curso contribuirá para que o participante apure o olhar para esses materiais, fornecendo ferramentas para enriquecer o trabalho pedagógico de mediação e fruição dos livros de literatura.
Assim, propomos ampliar as possibilidades de experiência estética do próprio adulto (pais, professores), que muitas vezes, também não viveu outras experiências de leitura.
Cronograma
10/01. O design e definições do livro
Olhar para o livro a partir do seu design, abarcar alguns termos técnicos, entender sua forma de construção, refletindo sobre sua materialidade na narrativa.
Apresentar a constituição e as categorias de livros com intuito de entender a classificação encontrada no mercado editorial: livro com ilustração, livro ilustrado, história em quadrinhos, primeiras leituras, livro-imagem, livro-brinquedo.
11/01. Exploração de livros - Relação imagem e palavraA partir de títulos mais clássicos, abordar a relação da imagem e da palavra na narrativa.
Ex: Onde vivem os monstros (Maurice Sendak).
Apresentação de pesquisa sobre o tema.
12/01. Exploração de livros - Picture books
Apresentar alguns títulos em que a imagem e a palavra comunicam de forma independente na narrativa. Ex: A princesa medrosa (Odilon Moraes).
Apresentação de pesquisa sobre o tema.
13/01. Exploração de livros - Clássicos contados em outras versões
Explorar livros clássicos construídos e contados de diferentes formas. Ex: Chapeuzinho vermelho
Apresentação de pesquisa sobre o tema.
14/01. Exploração de livros com diferentes propostas gráficas
Apresentação e leitura de livros com diferentes formatos, tamanhos, cores da páginas, ilustrações, tipos de encadernação, etc.
Tempo para leituras individuais e trocas.
Encontro de finalização e avaliação do curso.
Palestrantes
Camila Feltre
Arte-educadora, graduada em Artes Visuais e mestre em Artes pela Unesp. Professora de pós no curso O livro para a infância da Faculdade de Conchas, desenvolve pesquisa com livros que exploram a sua materialidade.
Elizabeth Romani
Graduada, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Professora no curso de Design na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolve pesquisa nas áreas do design editorial e do design inclusivo.
Hanna Araujo
Pedagoga, mestre e doutora em artes visuais pela Unicamp. Professora na Universidade Federal do Acre, desenvolve pesquisas sobre processos de criação, leitura de imagem e mediação.
Data
10/01/2017 a 14/01/2017
Dias e Horários
Terça a Sábado,
10h às 13h
As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.