Atividades

Mediação criativa de leitura

Literatura para crianças: possibilidades de leitura e mediação

Voltar para o início  Literatura para crianças: possibilidades de leitura e mediação

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Na leitura compartilhada com crianças de livros em que o texto escrito está presente os adultos sentem-se atuantes e importantes, seja nas rodas de leituras na escola ou na leitura antes de a criança dormir. Fazem a leitura do texto e apontam uma ou outra imagem que tem algum tipo de relação com o escrito, viram a página e partem para a leitura de mais um texto escrito.

É inegável que este tipo de leitura funciona e tem um papel fundamental na criação de vínculos afetivos entre as crianças e a literatura. Mas muitos dos livros contemporâneos extrapolam a relação palavra-imagem e exigem outro tipo de abordagem e consequente relação.

Esse tipo de livro gera receio já que muitas vezes abre possibilidades de leitura em que os significados narrativos não se restringem à superfície tangível de identificação dos elementos visuais e sua leitura pede outra disposição de tempo e observação.

Esses livros demandam diferentes relações no momento de leitura e, por isso, a mediação deve ser diferente.Partindo disso acreditamos que esse curso contribuirá para que o participante apure o olhar para esses materiais, fornecendo ferramentas para enriquecer o trabalho pedagógico de mediação e fruição dos livros de literatura.

Assim, propomos ampliar as possibilidades de experiência estética do próprio adulto (pais, professores), que muitas vezes, também não viveu outras experiências de leitura.

Cronograma

10/01. O design e definições do livro
Olhar para o livro a partir do seu design, abarcar alguns termos técnicos, entender sua forma de construção, refletindo sobre sua materialidade na narrativa.
Apresentar a constituição e as categorias de livros com intuito de entender a classificação encontrada no mercado editorial: livro com ilustração, livro ilustrado, história em quadrinhos, primeiras leituras, livro-imagem, livro-brinquedo.

11/01. Exploração de livros - Relação imagem e palavraA partir de títulos mais clássicos, abordar a relação da imagem e da palavra na narrativa.
Ex: Onde vivem os monstros (Maurice Sendak).
Apresentação de pesquisa sobre o tema.

12/01. Exploração de livros - Picture books
Apresentar alguns títulos em que a imagem e a palavra comunicam de forma independente na narrativa. Ex: A princesa medrosa (Odilon Moraes).
Apresentação de pesquisa sobre o tema.

13/01. Exploração de livros - Clássicos contados em outras versões
Explorar livros clássicos construídos e contados de diferentes formas. Ex: Chapeuzinho vermelho
Apresentação de pesquisa sobre o tema.

14/01. Exploração de livros com diferentes propostas gráficas
Apresentação e leitura de livros com diferentes formatos, tamanhos, cores da páginas, ilustrações, tipos de encadernação, etc.
Tempo para leituras individuais e trocas.
Encontro de finalização e avaliação do curso.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Camila Feltre

Camila Feltre

Arte-educadora, graduada em Artes Visuais e mestre em Artes pela Unesp. Professora de pós no curso O livro para a infância da Faculdade de Conchas, desenvolve pesquisa com livros que exploram a sua materialidade. 

Elizabeth Romani

Elizabeth Romani

Graduada, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Professora no curso de Design na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolve pesquisa nas áreas do design editorial e do design inclusivo.

Hanna Araujo

Hanna Araujo

Pedagoga, mestre e doutora em artes visuais pela Unicamp. Professora na Universidade Federal do Acre, desenvolve pesquisas sobre processos de criação, leitura de imagem e mediação.

Data

10/01/2017 a 14/01/2017

Dias e Horários

Terça a Sábado,
10h às 13h

As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira