Lugares de memória, arqueologia da resistência e direitos humanos
Voltar para o início
Programa
A abordagem estabelecerá conexões entre Arqueologia e Direitos Humanos, sob o enfoque jurídico, com a finalidade de apresentar as possibilidades de amparo jurídico para o desenvolvimento da Arqueologia da repressão e resistência no Brasil, contextualizando a proteção do patrimônio arqueológico no sistema jurídico brasileiro, com atenção à base legal para tutela dos sítios e locais ligados ao passado violento da ditadura.
*Esta palestra integra o ciclo de debates ¨Bens Culturais e Direitos Humanos¨, composto por encontros independentes que acontece em maio.
[Foto: Pablo Di Giuli/ Acervo Memorial da Resistência]
Palestrantes

José Carlos Dias
Advogado criminalista formado pela Faculdade de Direito da USP. É conselheiro da Comissão Justiça e Paz. Foi membro da Comissão Nacional da Verdade, Secretário da Justiça do Governo Montoro durante três anos e três meses (1983-1987) e Ministro de Estado da Justiça do Governo Fernando Henrique Cardoso. (Foto: Acervo pessoal)

Sandra Cureau
Subprocuradora-geral da República, Coordenadora da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (meio ambiente e patrimônio cultural), graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou mestrado em direito na UERJ, concluindo todos os créditos, mas sem apresentação de dissertação. É doutoranda em direito pela Universidade de Buenos Aires.
Bibliografia
Data
15/05/2014 a 15/05/2014
Dias e Horários
15/05. Quinta, 14h às 17h.