Mediação em Arte/educação
Voltar para o início
Programa
O AEP - Arteducação Produções é um coletivo de artistas, professores e pesquisadores que vêm realizando desde 2001 propostas de mediação em arte/educação, e formando educadores que atuam em escolas, museus e instituições culturais junto a estudantes e visitantes de exposições de arte, patrimônio, memória e história.
Dentre as experiências acumuladas pelo AEP no decorrer dos anos, há diálogos e reflexões, experiências complexas em potenciais processos de educação.
No desejo de ampliar provocações e reflexões, pesquisas e questões sobre a mediação, a intenção neste curso é explorar aspectos sobre mediação em arte e educação, propondo diálogos com os participantes a partir dos temas como as experiências em mediação com crianças e adolescentes com paralisia cerebral, da acessibilidade e inclusão no espectro da arte e da cultura, entre outros.
Os encontros desse curso convergem para questões contemporâneas sobre arte e educação como potenciais caminhos para o desenvolvimento de novas percepções e pesquisas para a mediação em arte/educação.
Programação
26/05. Formação de arte/educadores mediadores
Os contextos culturais como foco, problematizando questões contemporâneas.
Com Rejane Coutinho.
02/06. Mediação: Diversidade e Adversidade
Conversa a respeito de adversidades e diversidades na educação. Com a participação da primeira mulher transexual a dirigir uma escola estadual em São Paulo.
Com José Minerini e Paula Beatriz de Souza.
09/06. Mediação e processos criativos de arte/educadores
Abordagem sobre processos criativos vivenciados e protagonizados por arte-educadores e a sua repercussão nas propostas educativas desenvolvidas para o público.
Com Camila Lia.
16/06. Mediação e inclusão
Apresentação de experiências em mediação com crianças e adolescentes com paralisia cerebral, convidando os participantes para conversar aspectos desta prática, a respeito de acessibilidade e inclusão no espectro da arte e da cultura.
Com Ana Amália e Moa Simplício.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: AEP)
Palestrantes

Ana Amália Barbosa
Artista plástica e arte/educadora, professora na ONG Nosso Sonho, pós-doutora pela UNESP, desenvolve pesquisa ativa sobre acessibilidade após o Acidente vascular cerebral sofrido em 2002, como sequela adquiriu a Síndrome de Locked In [muda, disfágica mas consciente e com plena cognição].
(Foto: Acervo Pessoal)

José Minerini Neto
Coordenador, professor e autor de material educativo nas áreas de Arte e Educação. Desenvolve pesquisas sobre História da Arte e História do Ensino da Arte. Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP com residência no Teachers College/Columbia University (NY). Trabalha com formação de equipes educacionais para museus e instituições culturais e é editor da revista eletrônica AEOL - Arteducação Online.
(Foto: Acervo Pessoal)

Moa Simplício
Professor, artista, ilustrador e músico. Pesquisador sobre acessibilidade cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rejane Coutinho
Professora e pesquisadora na área de história do ensino de artes e na formação de arte/educadores e mediadores culturais, atuando no Instituto de Artes da UNESP, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Camila Lia
Arte-educadora, doutoranda no Instituto de Artes da UNESP com o projeto "Concepções e práticas educativo-artísticas de mediadores culturais em museus e instituições
culturais". Fotógrafa, realizou registros dos projetos do AEP Arteducação Produções no CCBB/SP e MCSP. Com longa experiência como formadora na educação formal e não-formal.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/05/2018 a 16/06/2018
Dias e Horários
Sábados, 10h às 13h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.