Memória ou esquecimento: como lidar com isso
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Por meio da parceria entre o Instituto Palavra Aberta, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP, neste encontro pretende-se debater o "direito ao esquecimento", figura jurídica evocada por impetrantes de ações, que pedem o total apagamento de fatos passados dos sites de busca da Internet, em nome de um direito individual, o de ter o passado não exposto publicamente.
A discussão alcança seu ápice com a iminência do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, de ação movida pela família de Aída Curi, vítima de rumoroso crime na década de 1950, tema do programa de televisão Linha Direta, da TV Globo em 2004.
A questão afronta, ainda, uma antiga defesa acadêmica da memória de grupos e indivíduos como forma de resguardar a História.
Por outro lado, discute-se ainda o cenário atual, influenciado pelo desenvolvimento dos novos meios de comunicação e pelas redes sociais, no qual, torna-se cada vez mais importante o registro e a memória dos acontecimentos, que são cada vez mais efêmeros e fugazes.
Neste debate, tem-se a intenção de refletir sobre esse conflito, que afeta a liberdade de expressão e o conhecimento da realidade.
Na ocasião acontece o lançamento do e-book "Privacidade sigilo compartilhamento", obra que reúne artigos apresentados no Seminário de mesmo nome, realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Maria Luiza Tucci
Historiadora e professora Livre Docente do Departamento de História da USP. Coordenadora do LEER-Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. Autora de livros, dentre outros: “Cidadão do Mundo. O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo” (Perspectiva, L'Harmattan e Lit Verlag); e “Diez Mitos sobre los Judios” (Cátedra; Ateliê Editorial).
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Cristina Castilho Costa
Professora titular de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Patrícia Blanco
(Foto: Acervo Pessoal)
Walter de Sousa Junior
Doutor e mestre em Comunicação pela ECA-USP. Autor de "Mixórdia no picadeiro - Circo-teatro em São Paulo" (1930-1970) (Terceira Margem, 2011).
(Foto: Paulo Pepe)
Oscar Vilhena Vieira
Pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, da Universidade de Oxford. Doutor e mestre em Ciência Política pela USP. É professor na Escola de Direito da FGV-SP.
Data
22/08/2017 a 22/08/2017
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.