Atividades

Conexões, identidade, existencialismo e poética do cinema

Contextos
Michelangelo Antonioni e Wim Wenders

Voltar para o início Michelangelo Antonioni e Wim Wenders

Programa

Este curso pretende analisar a filmografia essencial de dois grandes diretores do cinema mundial - o italiano Michelangelo Antonioni (1912-2007) e o alemão Wim Wenders (1945). De gerações e nacionalidades distintas, os cineastas criaram obras de estilo autoral marcante e, ao mesmo tempo, apresentam aspectos cinematográficos e socioculturais de afinidade.

Nesse sentido, numa leitura panorâmica e de convergência, observa-se que boa parte dos filmes de ficção de Antonioni e de Wenders dispõem de enredos que tratam de modo intencional o tema da identidade moderna/pós-moderna, com personagens de reconhecida densidade subjetiva, com seus dramas e crises existenciais, implicando, também, numa critica a alienação das sociedades de contexto.

O outro ponto a destacar diz respeito à estética. Em seus filmes o campo é mais aberto, captados em planos longos; em sequências com pouco diálogo e ação. Os protagonistas estão muitas vezes em viagem, onde as paisagens e as jornadas individuais estão enredadas. Ressalta-se o grande apuro fotográfico dos filmes destes notáveis diretores, na qual imagens comuns, estranhas ou oníricas se mesclam ao cotidiano das personagens, criando uma linguagem de realismo poético, de intricada relação entre imagens e palavras.

O curso está estruturado em seis aulas, metade para cada diretor, tendo como fio condutor as três referidas temáticas articuladas na análise de filmes de Antonioni como a famosa trilogia da incomunicabilidade - A aventura (1960), A noite (1961) e O eclipse (1962); Blowup (1966); Profissão: repórter (1975) e Além das Nuvens (1995, codirigido por Wenders). Em relação ao diretor alemão, cabe a pauta interpretativa investigar os longas-metragens - Alice nas cidades (1974); Estado das coisas (1975); No decurso do tempo (1976); Paris, Texas (1984); Asas do desejo (1987) e Estrela solitária (2005).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: PG 123 - Obra do pro?prio. Domi?nio pu?blico)

Palestrantes

Carlos Pereira Gonçalves

Carlos Pereira Gonçalves

Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), com foco em Antropologia. Tese e dissertação voltadas à pesquisa da produção e recepção do cinema contemporâneo. Professor de Pós-graduação no SENAC."
(Foto: Silvia Pereira Gonçalves)

Data

13/03/2019 a 17/04/2019

Dias e Horários

Quartas, 14h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

Inscreva-se agora