Atividades

Desafios e caminhos estratégicos para a expressão da igualdade racial

Perspectivas
Mídia, Representatividade e diversidade

Voltar para o início Mídia, Representatividade e diversidade

Programa

O objetivo desse encontro é edificar diálogos e compartilhar experiências sobre as iniciativas teóricas e práticas que estão sendo elaboradas, aplicadas e aprimoradas no ecossistema publicitário, a partir dos espaços da Universidade e da indústria da comunicação publicitária.

O encontro visa dar visibilidade e estabelecer a promoção dessas tentativas que, para além da denúncia, se esforçam para ofertar ao campo perspectivas e caminhos estratégicos que apoiam a inscrição adequada das expressões da diversidade racial na dinâmica do pensar e fazer publicitário de modo a construir efetivamente vínculos de sentidos entre pessoas e marcas anunciantes no contexto contemporâneo brasileiro.

Em outras palavras, dar notoriedade a essas iniciativas demonstra e estimula a adoção de modos de ampliar e empreender exercícios para o enfrentamento do racismo ainda presente nos espaços de poder sociais, como o publicitário.

Os campos midiático e publicitário brasileiros, há tempo, vêm sendo agendados e contestados pela sociedade, suportada agora pela internet, que posicionam as pessoas em redes complexas de relacionamentos, para que reflitam de modo urgente no percurso de suas práticas e discursos criativos às expressões da diversidade que caracteriza a identidade racial do país.

A sociedade quer se reconhecer na sua publicidade e esse processo deve ser entregue à sociedade pelas vias da inscrição da diversidade no processo de realização das práticas que dinamizam o ecossistema publicitário. É tardio, porém absolutamente necessário e urgente, responder esse anseio social de modo a reparar a violência simbólica e cultural que grupos minoritários, como os negros e negras brasileiras, maioria da população brasileira, foram e ainda são tradicionalmente alvos nos discursos da mídia.

Para discutir, analisar criticamente esse cenário e contribuir para o seu avanço é que se realiza esse evento com a participação de pesquisadores e profissionais da área publicitária que compartilharão as experiências dos resultados de suas pesquisas e atividades visando potencializar o exercício de direcionar perspectivas que busquem responder aos desafios atuais e futuros da publicidade brasileira no que tange a representação da diversidade racial nos seus espaços de produção de sentidos no contexto contemporâneo brasileiro.

Mesa 1 - O Brasil não se reconhece na sua publicidade: reflexões sobre estereótipo, preconceito, racismo e identidades
Com Marcos Emanoel Pereira e Carlos Augusto de Miranda e Martins.
Mediação Leandro L. Batista.

Mesa 2 - Representações da mulher negra na cultura midiática publicitária
Com Liv Sovik e Laura Guimarães Correa.
Mediação Francisco Leite.

Mesa 3 - Caminhos estratégicos para a expressão da igualdade racial na produção publicitária: efeitos e experiências empíricas
Com Angélica Souza, Francisco Vanildo Leite e Leandro Leonardo Batista.
Mediação Liv Sovik

Mesa 4 - Iniciativas da indústria da comunicação para a promoção da igualdade racial
na publicidade
Com Dilma Campo e André Porto Alegre.
Mediação Laura Guimarães Corrêa


 


- LANÇAMENTO DOS LIVROS 

 

LEITE, F.. As Brasileiras e a Publicidade Contraintuitiva: Enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras (Alameda Editorial/ FAPESP)

                                                                                                                                 
LEITE, F.; BATISTA, L.L.. Primeiras experiências com o racismo: crianças negras, práticas parentais, midiatização (Annablume/ FAPESP).


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Liv Sovik

Liv Sovik

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela USP, é professora da Escola de Comunicação da UFRJ.
(Foto: Acervo pessoal)

Marcos Emanoel Pereira

Marcos Emanoel Pereira

Doutor em Psicologia pela UFRJ, atualmente é professor da UFBA.

Carlos Augusto de Miranda e Martins

Carlos Augusto de Miranda e Martins

Mestre em Ciências da Comunicação  pela USP. Bacharel e Licenciado em História também pela USP.

Laura Guimarães Correa

Laura Guimarães Correa

Doutora em Comunicação pela UFMG. Professora de Comunicação Social na UFMG.

Angélica Souza

Angélica Souza

Mestra e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Francisco Vanildo Leite

Francisco Vanildo Leite

Possui metrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Leandro Leonardo Batista

Leandro Leonardo Batista

Doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina. Atualmente é professor da ECA-USP.

Data

13/06/2018 a 13/06/2018

Dias e Horários

Quarta, 10h às 20h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira