Atividades

Ciclo dedicado à trajetória de quatro movimentos da música popular brasileira: bossa nova, tropicália, clube da esquina e manguebeat.

Movimentos Musicais: diálogos entre tradição e modernidade

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Programa

O ciclo se debruça sobre o processo de criação coletiva concebido no campo da música popular brasileira, a partir das ideias, canções e propostas de intervenção artística e cultural gestadas no interior da bossa nova, tropicália, clube da esquina e manguebeat, que redefiniram, por meio dos diálogos entre tradição e modernidade, os rumos da música popular brasileira.          

 

06/10 - Bossa Nova: sopro de renovação na música popular brasileira

A palestra discute três momentos da Bossa Nova: a parceria de Vinicius de Moraes e Tom Jobim no LP Canção do amor demais de Elizete Cardoso, o LP Chega de Saudade de João Gilberto e os desdobramentos que a critica jornalística impôs à música, principalmente em função da apresentação no Carnegie Hall em 1962. Também apresenta uma análise melódico-harmônica de “Desafinado”, a partir de gravações históricas e publicação de partituras, tendo em vista os desdobramentos que ocorreram no cenário musical internacional, disseminando diferentes versões melódico-harmônicas para esta composição.

 

Com Liliana Harb Bollos. 

 

13/10 - Tropicalismo, modernidade e política

O tropicalismo apareceu na confluência e radicalização dos anos 1960 das diversas atividades de vanguarda, que vinham efetivando a modernidade artístico-cultural em desenvolvimento no Brasil desde a década anterior. Efetivou uma nova estrutura da canção e uma singular relação entre arte e política, propondo outra imagem das práticas em vigor de politização nas  artes.

 

Com Celso Favaretto

 

20/10 - O Clube da Esquina como formação cultural na história da MPB

Ao analisar a produção musical do Clube de Esquina, procuraremos pensá-la em sua especificidade, na convergência entre a letra e a música, bem como, percebendo-a como linguagem peculiar, em seus vários aspectos: da prática de ensaio ao momento da gravação, da composição à execução e desta à recepção, sendo também abordados encartes e capas dos discos, que nos permitem avaliar o fonograma como uma produção social. Além disso, o conteúdo inclui um panorama da história da música popular brasileira, destacando a canção e suas formas, as expressões de tradição e inovação nos anos 1960-70 e uma reflexão sobre o Brasil na obra do Clube da Esquina.

 

Com Luiz Henrique A. Garcia. 

 

27/10 - Manguebeat: diversidade, hibridismo e experimentação na MPB dos anos 1990

A palestra tem por objetivo analisar a produção musical do Manguebeat no contexto da música popular de Recife e do Brasil na década de 1990. As propostas de diversidade musical, hibridismo cultural e experimentações estéticas encampadas pelo movimento serão discutidas a partir da análise da obra de Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., Mestre Ambrósio, Comadre Florzinha e Devotos. As canções experimentais que mesclam ritmos locais (maracatu, embolada e ciranda) com gêneros globalizados (rock, funk e hip hop) traduzem a diversidade musical da região e os embates culturais entre tradição e globalização.

 

Com Herom Vargas.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Liliana Harb Bollos

Liliana Harb Bollos

Pianista, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e coordenadora do curso de PPG em música popular da FACCAMP.  É autora de Harmonização no Piano Popular (Laços, 2017).
(Foto: Guardare Foto e Video)

Celso Fernando Favaretto

Celso Fernando Favaretto

Atualmente aposentado, é professor-colaborador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FFLCH e no de Educação da FEUSP. Autor, entre outros, “A contracultura, entre a curtição e o experimental” (2019), n-1 edições.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Henrique A. Garcia

Luiz Henrique A. Garcia

Doutor em História pela UFMG, professor e pesquisador da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É coordenador do Observatório de Museus e membro do Centro de  Convergência de Novas Mídias da UFMG.

Herom Vargas

Herom Vargas

Professor do PPG em Comunicação da USCS, doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP com pós-doutorado pela ECA-USP. Autor de Hibridismos musicais de Chico Science & Nação Zumbi.

Data

06/10/2015 a 27/10/2015

Dias e Horários

Terças, 18h30 às 21h30.

Local

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira