Programa
O ciclo se debruça sobre o processo de criação coletiva concebido no campo da música popular brasileira, a partir das ideias, canções e propostas de intervenção artística e cultural gestadas no interior da bossa nova, tropicália, clube da esquina e manguebeat, que redefiniram, por meio dos diálogos entre tradição e modernidade, os rumos da música popular brasileira.
06/10 - Bossa Nova: sopro de renovação na música popular brasileira
A palestra discute três momentos da Bossa Nova: a parceria de Vinicius de Moraes e Tom Jobim no LP Canção do amor demais de Elizete Cardoso, o LP Chega de Saudade de João Gilberto e os desdobramentos que a critica jornalística impôs à música, principalmente em função da apresentação no Carnegie Hall em 1962. Também apresenta uma análise melódico-harmônica de “Desafinado”, a partir de gravações históricas e publicação de partituras, tendo em vista os desdobramentos que ocorreram no cenário musical internacional, disseminando diferentes versões melódico-harmônicas para esta composição.
Com Liliana Harb Bollos.
13/10 - Tropicalismo, modernidade e política
O tropicalismo apareceu na confluência e radicalização dos anos 1960 das diversas atividades de vanguarda, que vinham efetivando a modernidade artístico-cultural em desenvolvimento no Brasil desde a década anterior. Efetivou uma nova estrutura da canção e uma singular relação entre arte e política, propondo outra imagem das práticas em vigor de politização nas artes.
Com Celso Favaretto
20/10 - O Clube da Esquina como formação cultural na história da MPB
Ao analisar a produção musical do Clube de Esquina, procuraremos pensá-la em sua especificidade, na convergência entre a letra e a música, bem como, percebendo-a como linguagem peculiar, em seus vários aspectos: da prática de ensaio ao momento da gravação, da composição à execução e desta à recepção, sendo também abordados encartes e capas dos discos, que nos permitem avaliar o fonograma como uma produção social. Além disso, o conteúdo inclui um panorama da história da música popular brasileira, destacando a canção e suas formas, as expressões de tradição e inovação nos anos 1960-70 e uma reflexão sobre o Brasil na obra do Clube da Esquina.
Com Luiz Henrique A. Garcia.
27/10 - Manguebeat: diversidade, hibridismo e experimentação na MPB dos anos 1990
A palestra tem por objetivo analisar a produção musical do Manguebeat no contexto da música popular de Recife e do Brasil na década de 1990. As propostas de diversidade musical, hibridismo cultural e experimentações estéticas encampadas pelo movimento serão discutidas a partir da análise da obra de Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., Mestre Ambrósio, Comadre Florzinha e Devotos. As canções experimentais que mesclam ritmos locais (maracatu, embolada e ciranda) com gêneros globalizados (rock, funk e hip hop) traduzem a diversidade musical da região e os embates culturais entre tradição e globalização.
Com Herom Vargas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes