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Atividade dentro do Ciclo Mulheres e Cultura

Mulher, mídia tradicional e mídia livre

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Programa

Em comerciais de cerveja, cartões de crédito, produtos de limpeza proliferam representações marcadas por concepções arcaicas e equivocadas acerca das mulheres. No que diz respeito às mulheres negras e indígenas, predominam a invisibilidade, o racismo ou a sexualização exagerada. A “ditadura da beleza”, estimulada pelos anunciantes dos veículos de comunicação, tem trabalhado na construção de certos padrões de mulher em detrimento de outros. O mercado aponta para determinados estereótipos baseados em um modelo eurocêntrico, em sua maioria. Os comerciais, as novelas e as propagandas, geralmente, evidenciam a mulher branca, magra, heteronormativa com cabelos lisos e loiros. Grupos e associações feministas têm se apropriado da mídia livre para discutir essa “padronização” da mulher e propor novos olhares que valorizem as mulheres em sua diversidade. 

*Esta palestra  integra o ciclo de debates ¨Mulheres e Cultura¨, composto por encontros independentes que acontece em maio. 



[Foto: Pixabay]

Palestrantes

Sueli Carneiro

Sueli Carneiro

Doutora em Educação (USP). Presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Iara Beleli

Iara Beleli

Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp. Editora Executiva do Cadernos Pagu. Mestre em História pela PUC-SP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Suas reflexões estão voltadas para variadas mídias, atravessada por gênero e outros marcadores da diferença como raça/etnia, sexualidade e nacionalidade.

Data

20/05/2014 a 20/05/2014

Dias e Horários

Terça, 14h às 17h.

Local

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira
 

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