Atividades

Interculturalidade e o direito à cidadania do Fondazione Brescia Musei

Gestão Cultural
Museus e Acessibilidade

Voltar para o início Museus e Acessibilidade

Programa

Segundo a definição de "Museu" do ICOM, esta instituição está "a serviço da sociedade e para seu desenvolvimento".

Mas considerando que as "sociedades" se transformam, qual seria o conceito de "desenvolvimento" na Europa, um continente atravessado por fluxos migratórios globais? Como um museu pode participar na definição de um novo sentimento de pertencimento e cidadania cultural?

Luigi DiCorato apresenta os projetos que a Fondazione Brescia Musei criou para atender as necessidades de uma cidade industrial como Brescia (Itália), abrigando mais de cem comunidades, para tornar o patrimônio cultural efetivamente disponível para todos os cidadãos. Projetos experimentais voltados para pessoas com deficiência, também serão expostos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Tullio Andreatta  CC 3.0)

Palestrantes

Luigi DiCorato

Luigi DiCorato

Possui mestrado executivo em Administração de Empresas (Politecnico di Milano) e em Gestão Cultural e Economia (SDA Bocconi, Milan). É presidente do novo Comitê de Plano Estratégico do ICOM (International Council of Museums) e diretor geral do Fondazione Brescia Musei. Parceria: Sesc  São Paulo, SISEM SP - Sistema Estadual de Museus, ICOM Brasil - International Council of Museums, IIC - Istituto Italiano di Cultura San Paolo e Consulado Geral da Itália em SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/07/2018 a 17/07/2018

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis