Atividades

Abordagem sobre as perspectivas das artes cênicas contemporâneas em âmbitos multiculturais

Curso Presencial
NGIRA - Encontro afro nas artes cênicas: conferência de abertura

Voltar para o início NGIRA - Encontro afro nas artes cênicas: conferência de abertura

Programa

O II Ngira – Encontro afro nas artes cênicas é um evento promovido pelo Grupo de Trabalho "O Afro nas Artes Cênicas" da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), que reúne pesquisadoras e pesquisadores de todo o território brasileiro.

Sua segunda edição, "Saberes negro-africanos e afrodiaspóricos no Brasil: aproximações ao nosso corpo" propõe uma programação composta por conferência, palestras, gira de debate, oficina e mostra artística, visando, assim, promover e fomentar a aproximação entre artistas, artistas-pesquisadoras(es) e público interessado na discussão sobre epistemologias afro-referenciadas para as artes cênicas em perspectivas pedagógicas, artísticas e acadêmicas.

Nesta conferência de abertura, "Saberes negro-africanos e afrodiaspóricos no Brasil: aproximações ao nosso corpo", serão abordadas perspectivas das artes cênicas contemporâneas em âmbitos multiculturais.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Kanzelumuka

Kanzelumuka

artista da dança, docente e pesquisadora. Doutora e mestra em Artes pela Unesp, bacharela em Dança pela Unicamp. Atua na coordenação do GT O Afro nas Artes Cênicas da ABRACE (gestão 2024-2025). Integrante e cofundadora da Nave Gris Cia Cênica.
(Foto: Noelia Najera)

Maria Thais Lima Santos

Maria Thais Lima Santos

Diretora teatral, professora e pesquisadora. Professora doutora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes e do PPGAC/USP. Diretora do Teatro da Universidade de São Paulo TUSP (2007 a 2009). Possui pós-doutorado com o tema "Encenação contemporânea: processos de transmissão na poética de Anatoli Vassiliev", na Scuola Paolo Grassi (Milão/Itália).
(Foto: Ale Catan)

Paulo Maciel

Paulo Maciel

É o atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Professor adjunto do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Membro da Red de Estudios de Artes Escénicas Latinoamericanas. Na sua trajetória como pesquisador da área de artes tem se dedicado a projetos de pesquisa vinculados à história, teoria e crítica do

teatro, sobretudo, brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/04/2024 a 18/04/2024

Dias e Horários

Quinta, 10h30 às 12h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 18/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora