Atividades

Representatividade de importantes pessoas das artes cênicas para o presente a fim de visibilizar o legado deixado na atualidade

Curso Presencial
NGIRA - Mesa 1: Presentificações memoriais

Voltar para o início NGIRA - Mesa 1: Presentificações memoriais

Programa

O II Ngira – Encontro afro nas artes cênicas é um evento promovido pelo Grupo de Trabalho "O Afro nas Artes Cênicas" da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), que reúne pesquisadoras e pesquisadores de todo o território brasileiro.

Sua segunda edição, "Saberes negro-africanos e afrodiaspóricos no Brasil: aproximações ao nosso corpo" propõe uma programação composta por conferência, palestras, gira de debate, oficina e mostra artística, visando, assim, promover e fomentar a aproximação entre artistas, artistas-pesquisadoras(es) e público interessado na discussão sobre epistemologias afro-referenciadas para as artes cênicas em perspectivas pedagógicas, artísticas e acadêmicas.
 
Nesta primeira mesa, "Presentificações memoriais" será traçada a representatividade de importantes pessoas das artes cênicas para o presente a fim de dar visibilidade ao legado deixado na atualidade.

Com Tássio Ferreira e Antonia Vilarinho.
Mediação: Kleber Lourenço.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Antonia Vilarinho

Antonia Vilarinho

Doutoranda em Teatro pela UDESC e mestra em Teatro também pela UDESC na linha de pesquisa Teatro, Sociedade e Criação Cênica. Formada pelo Institut Le rire Médecin em Paris - França, no curso depalhaçaria para hospitais. Atuou como parecerista em projetos culturais pelo Funarte e Petrobras. No doutorado concentra-se na pesquisa Palhaçaria de terreiro: uma metodologia para descolonizar os processos criativos de palhaces, um trabalho feito a partir da ancestralidade e encruzilhadas.
(Foto: Carol Spork)

Tássio Ferreira

Tássio Ferreira

Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC). Doutor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), com pós-graduação em Arte na Educação pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC), licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia.
(Foto: Juliana Mello)

Kleber Lourenço

Kleber Lourenço

Ator, dançarino, encenador, coreógrafo, arte-educador e pesquisador em Artes da Cena. Doutorando em Artes pela UERJ. É diretor artístico e intérprete do Visível Núcleo de Criação (PE-SP), encenador da Capulanas Cia de Arte Negra (SP) e integrante do Grupo de pesquisas MOTIM CNPq/UERJ. Ainda como pesquisador colabora com os grupos: NuQueer - Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais/UFRPE e o Descentradxs - Red descentrar la investigación en Danza.
(Foto: Felipe Sales)

Data

18/04/2024 a 18/04/2024

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 18/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora