Atividades

Prosas sobre a produção performática negra nas artes cênicas como espaço de poder numa perspectiva contra hegemônica

Curso Presencial
NGIRA - Mesa 2 - Estado atual das performances negras

Voltar para o início NGIRA - Mesa 2 - Estado atual das performances negras

Programa

O II Ngira – Encontro afro nas artes cênicas é um evento promovido pelo Grupo de Trabalho "O Afro nas Artes Cênicas" da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), que reúne pesquisadoras e pesquisadores de todo o território brasileiro.

Sua segunda edição, "Saberes negro-africanos e afrodiaspóricos no Brasil: aproximações ao nosso corpo" propõe uma programação composta por conferência, palestras, gira de debate, oficina e mostra artística, visando, assim, promover e fomentar a aproximação entre artistas, artistas-pesquisadoras(es) e público interessado na discussão sobre epistemologias afro-referenciadas para as artes cênicas em perspectivas pedagógicas, artísticas e acadêmicas.
 
Nesta segunda mesa, "Estado atual das performances negras" com Fernanda Júlia Onisajé e Rogério Lopes e mediação de Osvaldice Conceição, conversaremos sobre a produção performática negra nas artes cênicas como espaço de poder numa perspectiva contra hegemônica.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação  do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Fernanda Julia Onisajé

Fernanda Julia Onisajé

Diretora teatral, dramaturga, preparadora e formadora de atuantes com mestrado em Artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBa. Foi diretora artística fundadora do NATA - Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (1999 a 2019). É Yakekerê (mãe pequena) do Ilê Axé Oyá Ladê Inan na cidade de Alagoinhas, sob o matriarcado de Mãe Rosa de Oyá. Escreveu e encenou os espetáculos Siré Obá – A Festa do Rei (2009), Ogun - Deus e Homem (2010), Exu - A Boca do Universo (2014), Macumba - Uma Gira sobre Poder (2016), Big chop - Uma ebó femenegra (2021), Onan Yá - A caminhada da sacerdotisa (2021). Encenou ainda as montagens Kanzuá – Nossa Casa (2014), Oyaci - A filha de Oyá (2012), Ere (2015), Traga-me a cabeça de Lima Barreto (2017), Pele Negra, máscaras brancas (2019), escreveu os textos Oduduwá - O poder feminino da criação (2015), Rosas Negras (2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rogério Lopes

Rogério Lopes

Professor do Teatro Universitário e do Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG. Possui doutorado direto em Artes Cênicas (2011) pelo Instituto de Artes da Unicamp e Centro de Estudos de Antropologia do ISCTE em Lisboa/Portugal. Atuou como coordenador e educador em projetos de arte-educação para crianças e adolescentes de vilas e favelas. Atualmente, coordena o Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do TU/UFMG dedicando-se a estudar a máscara e o mascaramento nas artes da cena e na cultura popular e os processos criativos em espaços públicos envolvendo o teatro de rua, intervenções e demais tipos de manifestações culturais e artísticas de caráter cênico e sua relação com a cidade. Vice-diretor do TU/UFMG (Gestão 2021/2022). Site: www.teatroecidade.com
(Foto: Acervo Pessoal)

Osvaldice Conceição

Osvaldice Conceição

Doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp. Atua na coordenação do GT O Afro nas Artes Cênicas da ABRACE (gestão 2024-2025). Foi membra fundadora da Companhia de Teatro Popular Cirandarte, onde atuou como atriz, encenadora, preparadora vocal, preparadora de elenco, além das funções administrativas de tesoureira e presidenta, de 2000 a 2011. Dirigiu mais de 10 peças de teatro, sendo a última em 2019. Foi Jurada do II Festival Nacional de Teatro de Bolso de Brasília, na cidade Recanto das Emas - DF (2019). Foi palestrante do IV Colóquio de Artes Cênicas da UNEB no Piemonte do Itapicuru - Bahia (2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/04/2024 a 19/04/2024

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 19/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora