Atividades

Ciclo discute as possibilidades e limites do novo mercado da música

Novo Mercado Musical

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Programa

Nos dias atuais, o negócio da música vai muito além da simples venda de CDs. Entender a história da indústria fonográfica e todas as mudanças do mercado musical é a chave para refletir sobre o momento em que vivemos hoje. Novos hábitos de consumo e novas tecnologias trazem novas formas de se relacionar com o público. E, consequentemente, novas receitas são geradas, do produto físico ao download, passando por sincronização, produção de conteúdo, comunicação, shows, festivais e music conventions. O Ciclo vai abordar tais questões em 8 aulas:

 

13/07 - História da música Pop 

- o nascimento da música pop no século XX

- paralelo com o histórico do comportamento jovem durante as décadas, que ganha poder econômico e passa a ser público consumidor

- música negra X a criação da indústria fonográfica

- cenário musical e seu paralelo com o cenário social, econômico e político através das décadas

Com Ricardo Alexandre e Alexandre Matias.

 

15/07 - Agentes financiadores da indústria musical

- breve histórico da indústria fonográfica (gravadoras) e sua função como investidora e propulsora de conteúdo durante décadas

- novos selos e o novo mercado independente

- novos investidores: relação marcas e artistas criando uma nova forma de parceria para gerar conteúdo no mundo da música/ exemplos e reflexão sobre a questão que ainda divide opiniões.

Com Coy Freitas e Carlos Eduardo Miranda.

 

20/07 - Gestão de carreiras, monetização e novas receitas

- o valor do produto cultural música / paralelo com perfil sócio cultural por região

- novas formas de receita: monetização digital via youtube / vevo / players de streaming / download

- sincronização / trilha sonora / comércio de fonogramas / videogame

- merchandising / o produto físico e sua relevância hoje

- direitos autorais / como funciona no Brasil / novas propostas (dando exemplo do Procure Saber)

Com Juliano Polimeno e Mauricio Tagliari.


27/07 - Distribuição e escoamento da produção fonográfica

- O produto físico

- Download X Streaming / players de música / o caso Tindal / o futuro do consumo da música

- Rádio: o modelo Brasileiro X modelo Americano e Canadense

Com Maurício Bussab e Ricardo Rodrigues.

 

06/08 - Mercado de música ao vivo

- circuito de pequenas casas autorais e sua importância no mercado de música como espaço de descoberta de novos artistas e de circulação da nova produção autoral

- os grandes festivais x rede de festivais independentes

- as music conventions como plataforma de negócios, como ela pode mudar o cenário da região onde está inserida (ex.: números SXSW) / mercado internacional de shows

- o mercado mainstream nos dias de hoje

Com Fabiana Batistela, sócia-diretora da Inker Agência Cultural e diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo)

Com Flávio de Abreu e Marcos Boffa.

 

13/08 - Comunicação para música

- breve histórico dos modelos de divulgação para artistas durante as décadas

- o papel da assessoria de imprensa hoje, a notícia que chega ao seu público alvo através da crítica musical tradicional X o papel dos blogs e mídias sociais

- content marketing: atingindo diretamente seu público através de ações on e off line

- Discussão em cima de cases

Com Fabiana Batistela.

 

 

20/08 - Políticas públicas para a música

- As Leis de Incentivo (Federal e Estadual de SP) / exemplos de mais duas Leis Regionais e seus conceitos e embasamentos / o papel de curador que passa pra mão das empresas privadas através do incentivo fiscal

- Uma reflexão sobre como o governo pode atuar como agente propulsor/desenvolvedor do mercado X trabalhar a música como um bem cultural do país

- A Funarte e a criação da SP Música (que está em pauta da prefeitura)

- Coletivos, Cooperativas e Organizações / grupos que ganham representatividade

- Políticas de exportação / BM&A / Apex / o modelo da França

Com Pena Schimdt e Eulicia Esteves.

Mediação: Fabiana Batistela

 

27/08 - Educação musical no Brasil 

- A importância do estudo de música nas escolas;

- Incentivo a formação de novos artistas;

- A música como matéria fundamental para formação de cidadãos e a construção da cidadania;

- Novas propostas públicas: educação musical deve ser obrigatória nas escolas? 

- Instituições públicas e privadas que cumprem o papel do Estado.

Com Felipe Radicetti.

Mediação: Fabiana Batistela

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


:: Leia a entrevista de Fabiana Batistela para a EOnline.

Palestrantes

Pena Schmidt

Pena Schmidt

Produtor musical, pesquisador e curador Independente. Participou da fundação da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI).

Ricardo Alexandre

Ricardo Alexandre

Jornalista, blogueiro e biógrafo. Dirigiu o documentário "Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94".

Alexandre Matias

Alexandre Matias

Cobre cultura, comportamento e tecnologia. Sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo, que mantém desde 1995. Também atua como curador de festivais, tradutor, DJ e produtor de festas, palestrante e coordena cursos voltados para música. Desde o início de 2017, é curador de música do Centro Cultural São Paulo.
(Foto: Divulgação)

Coy Freitas

Coy Freitas

Sócio fundador da casa de shows Áudio Club, diretor geral da Plataforma Skol Music, curador e idealizador de grandes festivais.

Carlos Eduardo Miranda

Carlos Eduardo Miranda

Jornalista e influente produtor, lançou ou produziu nomes de peso da música brasileira como Skank, O Rappa, e Otto.

Juliano Polimeno

Juliano Polimeno

CEO da Playax, start up de tecnologia e música, especialista em direitos autorais, com experiência em gestão de carreiras.

Maurício Bussab

Maurício Bussab

Diretor da Tratore, distribuidora especializada na viabilização e comercialização da produção musical independente brasileira. (Foto: Feco Hamburguer)

Ricardo Rodrigues

Ricardo Rodrigues

Radialista e produtor audiovisual. Foi diretor da Rádio UFSCar e vice-presidente da ARPUB. É diretor do Festival CONTATO.

Flávio de Abreu

Flávio de Abreu

Da Scubidu Music, agência especializada em turnês internacionais. É coordenador geral da Virada Cultural Paulista 2015.

Marcos Boffa

Marcos Boffa

Programador da casa noturna Audio Club (SP), consultor artístico da Red Bull no Brasil, e curador de grandes festivais.

Felipe Radicetti

Felipe Radicetti

Coordenou a campanha "Quero Educação Musical na Escola" (que logrou a sanção da Lei 11.769/2008).

Fabiana Batistela

Fabiana Batistela

Sócia-diretora da Inker Agência Cultural e diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo)

Mauricio Tagliari

Mauricio Tagliari

Músico e produtor, formado em comunicações pela ECA-USP é sócio e diretor artístico e curador da ybmusic, selo independente pioneiro em sincronização no Brasil. (Foto: Acervo pessoal)

Eulicia Esteves

Eulicia Esteves

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (CPDOC/FGV), é professora do IUPERJ e autora do livro “Acordes e Acordos: a História do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro – 1907-1941” (Multiletras, 1996). É Coordenadora de Música Popular da Funarte. (Foto: Acervo pessoal)

Data

13/07/2015 a 27/08/2015

Dias e Horários

Segundas, quarta e quintas, 14h às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira