Atividades

Livro aborda trajetória da Rainha Nzinga de Angola

Nzinga Mbandi e as guerras de resistência em Angola

Voltar para o início Nzinga Mbandi e as guerras de resistência em Angola

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


Nzinga Mbandi é a mais famosa e controversa personagem da história de Angola no século XVII. Neste estudo pretendemos analisar a trajetória política de Nzinga tendo em vista o conturbado contexto da expansão da colonização portuguesa na África Central e da instituição do tráfico negreiro, principalmente durante o período em que representou maior oposição aos portugueses, nas décadas de 1620 e 1630. Procuramos compreender as estruturas de poder que havia no reino do Ndongo antes da chegada dos portugueses e como o povo Mbundu se organizava política e economicamente. Entramos no debate historiográfico sobre quem eram os Jagas e como lutaram a favor dos portugueses e contra eles, ao lado de Nzinga. Tentamos entender como Portugal criou a colônia de Angola por meio do avassalamento dos sobas, construção de presídios, controle das feiras e composição de um exército africano que servia a seus interesses.


Nzinga Mbandi desempenhou diferentes papéis durante sua trajetória: cristã, Ngola, Tembanza, rainha de Matamba, etc. Buscamos compreender esses papéis em face da disputa pelo controle do Ndongo, em que os portugueses a destituíram do trono e instituíram um novo rei em 1626, e, para isso, analisamos a questão da legitimidade e do poder feminino no reino do Ndongo. Percebemos Nzinga como a principal líder da resistência contra a presença portuguesa em Angola no referido período, pois, além de dar asilo a centenas de escravos fugidos dos portugueses, ela impediu feiras e desorganizou a cobrança dos impostos.


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Fique por dentro.

Palestrantes

Mariana Bracks Fonseca

Mariana Bracks Fonseca


Graduada em História pela UFMG (2008), Mestre em História Social pela USP (2012) e Doutoranda em História Social pela USP. Pesquisa a implementação do tráfico negreiro na África Central, os processos de resistência africana, a cultura negra na diáspora, a história da Capoeira Angola, Congado e Candomblé Angola.


Data

05/12/2015 a 05/12/2015

Dias e Horários

Sábado, 15h30 às 17h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis