Atividades

Guerra Fria e História do Brasil

O Brasil na Guerra Fria Cultural: o Pós-Guerra em Releitura

Voltar para o início O Brasil na Guerra Fria Cultural: o Pós-Guerra em Releitura

Programa

A palestra apresenta um exercício de escritura historiográfica que busca novos sentidos para a história brasileira do pós-guerra. Tem por propósito questionar, através da pesquisa em acervos documentais inéditos, o campo historiográfico hegemônico redimensionando a história do país e sua interpretação.

Coloca em reflexão a construção de uma ampla e complexa agenda antitotalitária de Guerra Fria que pautou não só o desenvolvimentismo dos anos dourados da década de 1950, mas a legitimação do golpe de 1964 e seu inerente projeto de transição para a democracia, bem como o papel das Ciências Sociais na discussão dessas agendas.

Por fim, a palestra trata de trazer à baila um mundo de ideias cujo principal papel seria o de combater projetos políticos advindos tanto do fascismo como do comunismo soviético.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Elizabeth Cancelli

Elizabeth Cancelli

Professora livre-docente do departamento de História da USP, mestre e doutora pela Unicamp. Especialista em História do Brasil Contemporâneo. Autora de "O Brasil na Guerra Fria Cultural: O pós-guerra em releitura" (Intermeios, 2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/01/2019 a 23/01/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de Dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora