Atividades

A poesia da memória em crônicas sobre o ontem e hoje da Pauliceia

O Coração da Pauliceia Ainda Bate

Voltar para o início O Coração da Pauliceia Ainda Bate

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Diferente do que acontece em grandes cidades de outros países como México, Itália, Inglaterra, Portugal, França, Alemanha, em São Paulo e sua região metropolitana os habitantes tem uma relação de distanciamento, indiferença e até de repulsa com o lugar em que vivem e trabalham.

Esse é um fenômeno que teve início na segunda metade dos anos 1960. Meio século nos separam de quando conhecíamos e amávamos o lugar em que vivíamos.

A palestra segue os passos trilhados pelo livro O Coração da Pauliceia Ainda Bate, de José de Souza Martins, que reúne 170 artigos, publicados ao longo de nove anos no jornal O Estado de S. Paulo, em que o autor expõe uma visão histórica e sociológica da cidade que resulta de 60 anos de pesquisa e de percurso de ruas e lugares da cidade.

São crônicas sobre o ontem que há no hoje da Pauliceia. Há nelas, portanto, uma proposta metodológica que é a de compreender a cidade não só como espaço, mas também como tempo que do espaço não se separa.

Nesse sentido, a cidade não é apenas nem principalmente o emaranhado de ruas que levam de um lugar a outro. Ela é também a poesia da memória que permanece nos traçados, nos recantos, nos lugares.

O autor abordará o método do "flâneur", o andarilho como pesquisador que em suas caminhadas vê o invisível que há sob o cinzento e barulhento do caos urbano.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Capa do livro "O Coração da Pauliceia Ainda Bate")

Palestrantes

José de Souza Martins

José de Souza Martins

Sociólogo pela USP, Professor Emérito da FFLCH, Fellow de Trinity Hall e Professor da Cátedra Simon Bolivar da Universidade de Cambridge (1993-1994), membro da Junta de Curadores ido Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão (Genebra, 1996-2007). Foi membro do Conselho Superior da Fapesp (2007-2019). É Pesquisador Emérito do CNPq. Entre outros livros, autor de O Cativeiro da Terra, A Chegada do Estranho, A Sociabilidade do Homem Simples, A Aparição do Demônio na Fábrica, As Duas Mortes de Francisca Júlia, A Chegada do Estranho, Sociologia do Desconhecimento, Capitalismo e Escravidão na Sociedade Pós-Escravista. Membro da Academia Paulista de Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

08/06/2017 a 08/06/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora