Atividades

As práticas corporais como práticas de saúde e cuidado fazem parte desta palestra com vistas a construir uma rede de saberes provenientes de comunidades.

O corpo e as práticas corporais na contemporaneidade

Voltar para o início O corpo e as práticas corporais na contemporaneidade

Programa

O tema corpo atravessa todos os campos do conhecimento, mas será à luz da filosofia, especialmente cartesiana e espinosana, que exploraremos o tema. A ideia é problematizarmos a respeito da concepção de corpo predominante na contemporaneidade, que dificulta e até mesmo impede de percebê-lo na dimensão da sua potência, e as implicações no plano do pensamento e da produção de saúde. As práticas corporais, como práticas de saúde e de cuidado, são modos potentes para intervir no processo saúde-doença. Nesse sentido, elas serão um recorte, diante de um tema tão vasto, para problematizarmos a respeito das relações corpo e saúde, atividade física e saúde, práticas corporais e saúde muito presentes na mídia impressa e televisiva, e também no campo das políticas públicas de saúde. Cabe ressaltar, ainda, que a discussão da saúde está situada no campo acadêmico-científico denominado saúde coletiva, um campo privilegiado da saúde que se constitui no Brasil e na América Latina na segunda metade do século passado. O referencial teórico-conceitual dessa discussão, portanto, agrega textos da filosofia e estudos e pesquisas da saúde coletiva e educação física e experiências que temos desenvolvido no âmbito da atenção básica/primária à saúde no serviço público de saúde no distrito Butantã, município de São Paulo.
 
*A palestra faz parte do Move Brasil, campanha para aumentar o número de praticantes de esportes e atividades físicas até 2016, mostrando o esporte como algo prazeroso, que melhora a qualidade de vida e promove o desenvolvimento social.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Marco Antônio)

Palestrantes

Yara Maria de Carvalho

Yara Maria de Carvalho

Doutora em Saúde Coletiva (Unicamp), livre-docente em Promoção da Saúde (USP) com pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela UERJ, professora associada da Universidade de São Paulo.

Data

24/09/2014 a 24/09/2014

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis.

Inscreva-se agora