O Destino Não-Manifesto: Projetos de Universidade para o Brasil em Três Tempos
Voltar para o inícioPrograma
O Seminário propõe discutir os impasses que marcaram o processo de criação e consolidação das Universidades públicas no Brasil desde a época da Independência até a atualidade.
Quais foram as opções das elites dirigentes em momentos históricos decisivos, tais como: no pós a Independência, durante o Estado Novo e a partir da Nova Republica?
Em que medida os modelos universitários europeus, ibero-americanos, anglo americanos ou afro-asiáticos inspiraram as diferentes gerações de juristas, médicos, engenheiros, pedagogos, economistas, cientistas e elites dominantes?
A educação superior teve impacto na mobilidade social no Pós Abolição? Como as políticas de ação afirmativas mudaram o panorama do Ensino Superior?
Considerando o contexto contemporâneo, qual o papel das universidades na constituição de uma esfera pública razoavelmente autônoma, plural e crítica?
Nesse sentido, quais os dilemas a serem enfrentados na próxima década para que a educação superior universitária se torne efetivamente um horizonte possível para a grande maioria da população brasileira.
Os seminários integra Projeto 3 vezes 22, em parceria com Biblioteca Guita e José Mindlin (BBM), Instituto de Estudos Brasileiros e a Pró-Reitora de Cultura e Extensão da USP.
Programa
1/12/2018 - sábado
10h30 – 13h Mesa 1
Projetos de Universidade e a condição colonial
Moderador: Iris Kantor.
- Astrônomos, matemáticos e políticas do conhecimento: reformas e projetos universitários em Portugal e no Brasil, 1760-1815”
Com Thomas Haddad.
- A história da medicina no Brasil: as primeiras escolas médicas "
Com Marcia Regina Barros da Silva.
- O Seminário de Olinda e ensino de Economia Politica em Coimbra
Com Nelson Cantarino.
- Cursos Jurídicos, a construção do bacharelismo no século XIX
Com Samuel Barbosa.
Almoço – 13h às 15h
15h – 17h30 - Mesa 2: Experiências e Expectativas: as universidades americanas
Moderador: Gildo Magalhães.
- Estatutos e Constituições: a longa historia das universidades Lima e Filadélfia.
Com Neil Safier.
- A reforma da Universidade de Córdoba
Com José Alves Freiras Neto.
- O manifesto dos pioneiros da Educação nova e a formação docente em nível universitário.
Com Diana Vidal.
Dia 08/12/2018
10h30 – 13h00 – Mesa 3
Manifestos modernistas e o Estado Novo: laicidade e acesso
Moderador: Rogerio Siqueira Monteiro.
- A universidade brasileira nos projetos de renovação educacional dos anos 1920 e 1930
Com Bruno Bontempi Jr.
- Presença francesa nos projetos de universidade
Com Márcia Consolim.
- Universidade, formação de professores e ensino das Humanidades
Com Marieta de Moraes Ferreira.
13h às 15h - Almoço
15h – 17h30 – Mesa 4
Universidade brasileira entre a Ditadura e a Nova Republica
Moderador: Fernando Almeida.
- Ações afirmativas: uma história do tempo presente
Com Márcia Lima.
- A missão histórica da universidade pública brasileira: inovação, criatividade e diálogo com a sociedade)
Com Alexandre Freitas Barbosa
- A ditadura e a modernização autoritária das universidades
Com Rodrigo Patto Sá Motta
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Alexandre Freitas Barbosa
Professor Livre-Docente de História Econômica e Economia Brasileira/Internacional do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e participa do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da USP.
Bruno Bontempi Jr.
Professor associado e chefe de Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e editor assistente da Revista Educação e Pesquisa; pesquisador do CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)
Diana Vidal
Professora titular de História da Educação na Faculdade de Educação da USP, coordenadora do NIEPHE (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação; diretora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP; e integra o Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for the History of Education); pesquisadora do CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)
Iris Kantor
Professora do Departamento de História da Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
José Alves Freiras Neto
Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas e coordenador de graduação do curso de História desta universidade; pesquisador CNPq.
Márcia Consolim
Professora associada da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH –UNIFESP).
Márcia Lima
Professora de Sociologia da USP. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ, mestra em Sociologia pela IUPERJ e doutora em Sociologia pela UFRJ. Secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcia Regina Barros da Silva
Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP), publicou o livro: O laboratório e a República, saúde pública, ensino médico e produção de conhecimento em São Paulo (1891-1931).
Marieta de Moraes Ferreira
Professora titular da UFRJ e coordenadora do FGV ensino médio.
Neil Safier
Diretor da John Carter Brown Library e professor da Universidade de Brown.
Nelson Cantarino
Professor no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP).
Rogerio Siqueira Monteiro
Professor livre docente da Escola de Artes e Humanidades da Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Samuel Barbosa
Professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), investigador principal do Maria Sibylla Merian International Centre for Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences.
Thomas Haddad
Professor de História das Ciências na EACH da USP. Nos últimos anos, suas pesquisas têm se dividido entre a história dos mapas da lua e a história cultural da astronomia nas missões religiosas dos séculos 17 e 18 nas Américas. Com Nydia Pineda, realizou a exposição digital "Constellations: Reimagining Celestial Histories in the Early Americas", que revisita os lugares ocupados pelos céus nas sociedades coloniais do Novo Mundo.
(Foto: Malu Scaramella)
Gildo Magalhães
Professor Titular (RDIDP) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP).
Data
01/12/2018 a 08/12/2018
Dias e Horários
Sábados, 10h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de Novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.