O livro da vez: "A origem das espécies" de Darwin, sob perspectivas filosóficas
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Sabemos que não há como entender a biodiversidade do planeta Terra a não ser sob a ótica lançada pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) na obra A Origem das Espécies (1859).
Um dos pilares da atual cosmovisão Ocidental, quando veio a público, descortinou todo um novo horizonte para nossa compreensão de estar no mundo.
A vida já não seria compreendida sob uma perspectiva hierárquica de seres, e nós - Homo sapiens ou seres humanos - não mais estaríamos no topo da natureza. Porém, mesmo com décadas de ampla divulgação dessa teoria, há ainda incontáveis casos de más interpretações e dúvidas por ela suscitada.
Por exemplo, ainda é muito comum a confusão entre a noção de progresso ao evolucionismo proposto por Darwin. A teoria da evolução por seleção natural é aberta e não progressiva, ou seja, nela não há hierarquia entre os seres vivos. Nem mesmo a diferença de complexidade orgânica das espécies pode ser utilizada como fator de hierarquização.
A adaptação não contempla mais ou menos complexidade orgânica; organismos simplórios ou complexos fisiologicamente partilhavam da mesma categoria dos "adaptados". O modelo evolutivo darwiniano delegou-nos uma concepção de natureza não-essencialista, não-finalista, não-hierárquica, não-antropocêntrica e não-progressista.
Tais são os cinco aspectos filosóficos que iremos refletir a partir dessa obra.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Carlos Francisco Gerencsez Geraldino
Doutor em Geografia pela Unicamp. Professor de Biogeografia no Instituto Federal de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/07/2017 a 27/07/2017
Dias e Horários
Quinta, 10h às 12h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.