O livro da vez: Bestiário, de Julio Cortázar
Voltar para o início
Programa
O curso propõe uma aproximação do livro de estréia de Julio Cortázar, Bestiário, de 1951.
Os contos reunidos sob esse título seguem a tradição da literatura fantástica que, de Poe a Borges, questionou a infalibilidade de uma razão absoluta que pretendia sustentar todas as explicações dos mistérios do universo.
Abrir espaço para a dúvida e o inexplicável, vale dizer, corroer as certezas da racionalidade moderna foi o princípio organizador da narrativa fantástica.
Cortázar incorpora-se a esta linhagem atualizando esta modalidade narrativa que problematiza o empírico, o conhecido, o já aceito, provocando um efeito de estranhamento que dá lugar a perguntas sobre modos alternativos da experiência.
Seus contos indagam o limite impreciso entre o real e o irreal, o falso e o verdadeiro, o animal e o humano, o natural e o sobrenatural.
Nesse questionamento dos pressupostos epistemológicos com que pensamos o mundo reside a vigência dos contos de Bestiário que, ainda hoje, interpelam o leitor.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Capa do livro "Bestiário" - Editora Alfaguara)
Palestrantes

Ana Cecília Olmos
Doutora em letras, pesquisadora do CNPq, professora associada de literatura hispano-americana da USP. Autora de Por que ler Borges.(2008).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/02/2018 a 26/02/2018
Dias e Horários
Segunda, 15h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.