O Livro da Vez: Orientalismo, de Edward W. Said
Voltar para o início
Programa
A recepção do pensamento de Edward Said tem crescido nos últimos anos, tanto de suas concepções teóricas quanto de seu ativismo político, envolvido especialmente com o conflito Israel-Palestina. Uma das singularidades de Said é pensar as relações políticas não exclusivamente em termos de força ou instituições formais, mas fundamentadas em dimensões culturais.
Discutiremos as principais concepções teóricas apresentadas por Said em Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente, obra publicada em 1978, que o tornou conhecido e apropriado em diferentes campos disciplinares. O livro define aspectos centrais das representações e do novo imperialismo ocidental, que busca a compreensão do outro como forma de dominação.
Segundo Said, as representações resultantes reproduziriam visões de superioridade e demarcariam desigualdades sociopolíticas tidas por inexoráveis. Um dos efeitos centrais é que tais imaginários passam a ser sustentados não apenas por seus produtores, mas também por boa parte da própria população que sofre as suas consequências.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes

Bruno Sciberras de Carvalho
Professor do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Coordenador do Núcleo de Estudos em Teoria Política da UFRJ.
Data
16/03/2018 a 16/03/2018
Dias e Horários
Sexta, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.