O pesquisador, o museu e o mundo das coisas
Voltar para o início
Programa
A palestra tem por objetivo principal refletir sobre o trabalho do pesquisador em museus, tomando como fontes de pesquisa suas coleções. O próprio museu como instituição pode ser compreendido como fonte e objeto quando nos dedicamos ao estudo de sua história, da produção de suas narrativas e da trajetória de seu espaço físico. Pretendemos, assim, ao longo das três horas de palestra e debate com o público, analisar essas e outras possibilidades de relações entre o cientista e o universo da cultura material no processo de construção do conhecimento histórico, bem como compreender os usos do passado promovidos em museus na fronteira entre história e memória, haja vista, serem os museus Lugares de memória por excelência, segundo a definição do historiador Pierre Nora.
Bibliografia:
“Funes, o memorioso” – Jorge Luis Borges
http://www.alfredo-braga.pro.br/biblioteca/memorioso.html
(Foto: divulgação, Museu Histórico Nacional)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Aline Montenegro Magalhães
Mestre e doutora em História Social pela UFRJ (2004 e 2009). É docente do Museu Paulista da USP após atuar por mais de 20 anos como historiadora no Museu Histórico Nacional. Foi bolsista pós-doutorado Sênior do CNPq, entre 2018 e 2020, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Os negros no Museu Histórico Nacional: por uma coleção descolonizada. 1922-2018".
(Foto: Acervo pessoal)
Data
01/09/2015 a 01/09/2015
Dias e Horários
Terça, 14h às 17h.