Atividades

Periferia e televisão, um estudo de caso por meio do programa Esquenta

O Programa de TV Esquenta: hegemonia e mediação

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Programa

O ano de 1995 definiu uma nova configuração para o mercado brasileiro de televisão aberta, pois foi quando o mercado de TV segmentada e outras janelas de exibição se popularizam, como a internet e a telefonia 3G. Isto provocou a migração do público com maior capacidade econômica para estas mídias, reduzindo a participação da audiência na TV aberta em geral, e especificamente na TV Globo. Observa-se uma alteração no perfil da programação que, a partir de então, passou a contar, em escala sempre crescente, com membros e referências culturais das periferias urbanas. A programação da emissora amplia a visibilidade deste setor da população, cujo programa dominical Esquenta! é um exemplo. Na pesquisa “Hegemonia e mediação: reflexões sobre o trabalho cultural a partir do programa de TV Esquenta”, a pesquisadora Bruna Távora observa esta modificação, segundo a perspectiva da Economia Política da Cultura, destaca o conceito gramscianiano de hegemonia, investigando historicamente a organização da cultura no Brasil e suas implicações no conflito das classes sociais, tendo como foco o citado programa apresentado por Regina Casé. Neste encontro a pesquisadora discute tais questões, refletindo sobre o contexto atual do campo da cultura e sobre seu papel no desenvolvimento social.

(Foto: Joao Januario Divulgacao Rede Globo)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Bruna Távora

Bruna Távora

Professora substituta da Universidade Federal de Sergipe, mestre em Comunicação e Sociedade na mesma universidade. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo pela Universidade Tiradentes. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985

 

BARATA, Giorgio. Antônio Gramsci em Contraponto. Editora Unesp, 2011.

 

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___________ Trabalho Intelectual, Comunicação e Capitalismo. A re-configuração do fator subjetivo na atual reestruturação produtiva". Revista da Sociedade Brasileira.

 

BRAGA, William Dias. Novas identidades para o novo mundo do trabalho através da Cultura: o velho mantra do capitalismo revisitado. Eptic Online – Revista Electrónica Internacional de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. ISSN 1518-2487. Vol. XVII, n.1. Janeiro–Abril 2015. Aracaju, SE: Obscom, Universidade Federal de Sergipe (UFS), 2015.

 

________________. Mediação do trabalho e estratégias de comunicação: flexibilidade e reestruturação produtiva no Brasil. In: Comunicação, informação e cultura : dinâmicas globais e estruturas de poder / Othon Jambeiro,César Bolaño e Valério Brittos (organizadores). Salvador : Edufba, 2004. 

 

BRAZ, Marcelo (ORG). Samba, cultura e sociedade. Trabalhadores e sambistas entre a questão social e a questão cultural no Brasil, Ed. Expressão Popular, 2013

 

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci. Um estudo sobre seu pensamento político. Editora Campus,1992.

 

COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil. Ensaios sobre ideias e formas. São Paulo: 4ª edição, Editora Expressão Popular, 2011.

 

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da Cultura. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 5ª ed., 1985.

 

_______________. O leitor de Gramsci. Escritos Escolhidos, 1916-1935.  Org.: Carlos Nelson Coutinho. Civilização Brasileira, 2011.

 

ROCHA, Maria Eduarda. O Núcleo Guel Arraes e a reconstrução da Imagem da TV Globo; Guel Arraes: leitura social de uma biografia. In: FECHINE, Yvana. FIGUEROA, Alexandre (Orgs). Guel Arraes. Um inventor no audiovisual brasileiro. Recife: Ed. CEPE, 2008.

____________________ Em busca de um ponto cego: notas sobre a sociologia da cultura no Brasil e a diluição da mídia como objeto sociológico. In: Revista Sociedade e Estado - Volume 26 Número 3 Setembro/Dezembro 2011.

 

Data

14/08/2015 a 14/08/2015

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 9,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira