Atividades

O que é hospitalidade? Existe hospitalidade sem hostilidade? É razoável supor que o turista deva sempre ser bem acolhido?

O Que é Hospitalidade e Por Que Estamos Falando Tanto Disso?

Voltar para o início O Que é Hospitalidade e Por Que Estamos Falando Tanto Disso?

Programa

Na palestra de abertura os professores abordarão os significados das ideias e das práticas de Hospitalidade e Hostilidade no contexto social contemporâneo do turismo em nível mundial, abordando estudos e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento.


Nos últimos anos o debate sobre as ideias e práticas de Hospitalidade e de Hostilidade, seja em ambientes acadêmicos ou no noticiário, em rodas de amigos e nas redes sociais, vem se tornando comum e notório. Este movimento, que se fortalece no contexto da maturidade dos estudos sobre o tema em todo o mundo, por pesquisadores de diferentes escolas e áreas do conhecimento, leva-nos à pergunta essencial: o que é, afinal, isso que chamamos de hospitalidade? E o que é o seu contrário, a ideia de hostilidade? Como a prática da hospitalidade ou da hostilidade têm sido reconhecidas em sociedade? Como essas noções vêm sendo tratadas na história, por diferentes culturas? A prática da hospitalidade ou da hostilidade interfere nos processos de planejamento, desenvolvimento e gestão de destinos turísticos? Quem é o turista - o outro que chega a cidades que fazem parte de um circuito internacional de viagens? Em que contexto este outro é bem ou mal recebido?  Como a publicidade das expressões de hospitalidade e hostilidade interfere na percepção sobre segurança turística e na decisão de viagem? 


Tais indagações não parecem ter respostas únicas, no entanto, se vistas sob uma perspectiva interdisciplinar, especificamente por linhas dialógicas traçadas entre as ciências humanas e sociais aplicadas, podem contribuir para o entendimento do fenômeno do acolhimento, por várias perspectivas, inclusive a das viagens turísticas.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 
11 3254-5600


(Crédito: Divulgação)

Palestrantes

Ana Paula Spolon

Ana Paula Spolon

Pós-doutora em Hospitalidade, doutora em Arquitetura e Urbanismo e Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Leandro B. Brusadin

Leandro B. Brusadin

Pós-doutor em Hospitalidade, doutor em História e Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Data

22/05/2018 a 22/05/2018

Dias e Horários

Terça, das 10h30 às 12h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora