Atividades

Palestra discute os resultados da pesquisa Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo

O Sesc, a cidade e seus públicos

Voltar para o início O Sesc, a cidade e seus públicos

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
As unidades do SESC não são apenas uma referência para os moradores da região em que elas se situam, ou dos trabalhadores e usuários dos equipamentos ou serviços do seu entorno, mas são procuradas por frequentadores de todos os pontos da cidade, de acordo com suas próprias lógicas e preferências; assim, adolescentes frequentam o SESC nas brechas da programação oficial; jogadores de vôlei mapeiam a cidade a partir de sua circulação pelas quadras das diferentes unidades; as piscinas oferecem essa rara oportunidade de lazer no verão de São Paulo; usuários e credenciados relacionam as unidades a outros equipamentos como "shopping", "clube" e "parque", comparando seus serviços e regras de convivência.

A pesquisa "Cultura e lazer: as práticas culturais dos frequentadores do SESC em São Paulo", realizada por meio da parceria entre o Sesc São Paulo, o Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP) e o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) teve como ponto de partida as motivações dos frequentadores da instituição em sua procura pelas atividades e serviços nas diferentes unidades escolhidas para o estudo.

Os resultados dessa pesquisa etnográfica serão colocados como base de reflexão para uma série de quatro palestras. Neste primeiro encontro, a relação entre o Sesc e a(s) cidade(s) será discutida, mobilizando os episódios e narrativas vividos durante a pesquisa de campo. 

Com Yuri Bassichetto Tambucci e Alexandre Barbosa Pereira.
Mediação: Thiago Pereira dos Santos.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Ricardo Ferreira)

Palestrantes

Yuri Bassichetto Tambucci

Yuri Bassichetto Tambucci

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do LabNAU/USP; tem experiência em pesquisas sobre mobilidade, lazer e sociabilidade. Atualmente trabalha na interface entre antropologia e arquitetura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago Pereira dos Santos

Thiago Pereira dos Santos

Graduando em Ciências Sociais pela USP, desenvolve pesquisas sobre as manifestações políticas que ocorrem, desde 2013, na capital paulistana.

Data

31/10/2016 a 31/10/2016

Dias e Horários

Segunda, 15h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora