O teatro negro em perspectiva
Voltar para o inícioPrograma
As obras apresentadas nesta publicação, sem dúvida, cada uma a sua maneira, apresentam várias facetas relacionadas aos negros e à cultura afrodescendente levantando apontamentos que dizem respeito a aspectos fundamentais enfrentados por esses sujeitos, dentre os quais destaco a questão do negro assediado (física, moral e psicologicamente), alienado, desejado, engajado, homossexual, objeto, pobre, politizado, rejeitado, rico, violentado etc.
Quando grupos como Bando de Teatro Olodum, Cia Espaço Preto, Grupo dos Dez, entre outros, colocam em discussão esses temas, eles possibilitam que o leitor/espectador repense os espaços de representações aos quais os negros costumam ser encarcerados ou, pelo menos, deixam um sinal de que o teatro não deixa de cumprir com sua função pedagógica e/ou política - como deixou asseverado em seus argumentos Irazábal.
Assim é o teatro negro, essas são ferramentas ideológicas, estratégicas e estéticas dos grupos que pesquisam e realizam propostas espetaculares sobre a cultura e a cena negra.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Marcos Antônio Alexandre
Graduação em Letras pela UFMG, mestrado e doutorado em Estudos Literários também pela UFMG. Professor de Literatura na UFMG.
(Créditos: Acervo Pessoal)
Data
11/05/2018 a 11/05/2018
Dias e Horários
Sexta, 15h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.