Atividades

o "profeta da literatura russa"

O universo artístico de Dostoiévski

Voltar para o início O universo artístico de Dostoiévski

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Considerado o "profeta da literatura russa", Fiódor Dostoiévski (1821 -1881) é um dos escritores mais conhecidos e lidos no mundo todo. Dostoiévski deixou um legado que foi além das páginas de seus livros, refletindo-se no teatro e no cinema e imprimindo marcas fortes na cultura atual. Após mais de um século que passou desde sua morte, o interesse às obras do escritor só tem aumentado a cada dia, sendo sempre um estimulante desafio a leitores que os provoca a pensar e a procurar respostas a várias questões eternas e malditas da existência humana.

A palestra fará um breve percurso pela biografia do escritor e a análise dos principais romances de Dostoiévski ("Crime e castigo" (1866), "O idiota" (1868), "Os demônios" (1871) e "Os Irmãos Karamázov" (1880), obras definidas por estudiosos como "romances-tragédias", quer servirão como um prisma pelo qual serão analisadas várias características do universo artístico do escritor.

Nesta abordagem estarão tanto as questões da poética (sistema das personagens, composição, dialogismo e polifonia), quanto as principais vertentes da problemática da obra de Dostoiévski: seu conteúdo ideológico, filosófico e psicológico.

Serão analisados vários motivos, como, por exemplo, a utilização dos contrastes e oposições (razão / inteligência versus coração / sentimentos), que são tão importantes na visão do mundo de Dostoiévski.

Uma atenção especial será dedicada aos temas de "humilhados e ofendidos" entre personagens de Dostoiévski e ao problema de sofrimento humano no contexto de sua obra.

Destacando a importância de Dostoiévski no contexto da literatura dos séculos XX- XXI e a impressionante atualidade das suas ideias no mundo de hoje.

*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.

Palestrantes

Elena Vássina

Elena Vássina

Pesquisadora russa, doutora em História e Teoria de Arte e pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia), organizadora, autora e tradutora dos livros "Tipologia do simbolismo nas culturas russa e ocidental" (2005), "O cadáver vivo", de L. Tolstói (2007), "Teatro russo: literatura e espetáculo" (2011), "Stanislávski: Vida, obra e Sistema" (2015).
(Foto: N. Erofeev)

Data

20/05/2017 a 20/05/2017

Dias e Horários

Sábado, 13h30 às 15h30

*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis