O universo artístico de Dostoiévski
Voltar para o inícioPrograma
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Considerado o "profeta da literatura russa", Fiódor Dostoiévski (1821 -1881) é um dos escritores mais conhecidos e lidos no mundo todo. Dostoiévski deixou um legado que foi além das páginas de seus livros, refletindo-se no teatro e no cinema e imprimindo marcas fortes na cultura atual. Após mais de um século que passou desde sua morte, o interesse às obras do escritor só tem aumentado a cada dia, sendo sempre um estimulante desafio a leitores que os provoca a pensar e a procurar respostas a várias questões eternas e malditas da existência humana.
A palestra fará um breve percurso pela biografia do escritor e a análise dos principais romances de Dostoiévski ("Crime e castigo" (1866), "O idiota" (1868), "Os demônios" (1871) e "Os Irmãos Karamázov" (1880), obras definidas por estudiosos como "romances-tragédias", quer servirão como um prisma pelo qual serão analisadas várias características do universo artístico do escritor.
Nesta abordagem estarão tanto as questões da poética (sistema das personagens, composição, dialogismo e polifonia), quanto as principais vertentes da problemática da obra de Dostoiévski: seu conteúdo ideológico, filosófico e psicológico.
Serão analisados vários motivos, como, por exemplo, a utilização dos contrastes e oposições (razão / inteligência versus coração / sentimentos), que são tão importantes na visão do mundo de Dostoiévski.
Uma atenção especial será dedicada aos temas de "humilhados e ofendidos" entre personagens de Dostoiévski e ao problema de sofrimento humano no contexto de sua obra.
Destacando a importância de Dostoiévski no contexto da literatura dos séculos XX- XXI e a impressionante atualidade das suas ideias no mundo de hoje.
*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.
Palestrantes
Elena Vássina
Pesquisadora russa, doutora em História e Teoria de Arte e pós-doutorado em Teoria e Semiótica de Cultura e Literatura pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia), organizadora, autora e tradutora dos livros "Tipologia do simbolismo nas culturas russa e ocidental" (2005), "O cadáver vivo", de L. Tolstói (2007), "Teatro russo: literatura e espetáculo" (2011), "Stanislávski: Vida, obra e Sistema" (2015).
(Foto: N. Erofeev)
Data
20/05/2017 a 20/05/2017
Dias e Horários
Sábado, 13h30 às 15h30
*Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.