Atividades

Nexos do substrato cultural brasileiro, em que se defrontam arranjos retóricos conservadores, de um lado, e movimentos críticos libertários de outro

Obra crítica de Oliveira Lima e de Sérgio Buarque de Holanda

Voltar para o início Obra crítica de Oliveira Lima e de Sérgio Buarque de Holanda

Programa

A obra “Dois letrados e o Brasil nação - a obra crítica de Oliveira Lima e de Sérgio Buarque de Holanda” (Editora 34), é um ensaio que enfoca o itinerário que ambos percorreram, o primeiro em relação à literatura anterior ao movimento modernista de 1922, e o segundo a partir da renovação que resultou das propostas da Semana de Arte Moderna de São Paulo. Frente ao legado de Oliveira Lima, marcado em grande parte pelos vínculos com a mentalidade belle époque e o acentuado eurocentrismo que emerge pela vocação intelectual formada no âmbito do universo espiritual português, a atitude francamente renovadora da obra e da crítica de Sérgio Buarque de Holanda, revela segundo o autor Antonio Arnoni Prado, um dos aspectos mais vivos da ruptura com o academicismo, ante as exigências do espírito da vanguarda no Brasil do começo do século 20, particularmente na transição do Império para a República. Nesta palestra o autor conversa com o público sobre as pesquisas e as teses em questão no livro.

(Foto: Marc Ferrez 1889)

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Antonio Arnoni Prado

Antonio Arnoni Prado

Doutor em Letras pela USP. Entre seus livros, contam-se “Lima Barreto: o crítico e a crise” (Cátedra,1976), “Itinerário de uma falsa vanguarda” (Brasiliense,1983), “Trincheira palco e letras” (crítica, utopia e literatura no Brasil, Cosac Naify, 2004), entre outros. É professor do departamento de Teoria Literária da Unicamp desde 1979. (Foto: Acervo pessoal)

 

Data

28/08/2015 a 28/08/2015

Dias e Horários

Sexta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

Grátis