Atividades

Com Adriana Friedmann e autoras

Contextos
Observação e escuta de crianças: processos inspiradores para educadores

Voltar para o início  Observação e escuta de crianças: processos inspiradores para educadores

Programa

Lançamento do Caderno produzido pelas participantes do curso “Pesquisas com crianças: processos de escuta e observação”, com ensaios poéticos, exercícios etnográficos e reflexões sobre processos vivenciados refletindo sobre as crianças, sobre a infância e sobre suas próprias práticas profissionais, orientadas pela educadora e antropóloga Adriana Friedmann'.

O que seria escutar a criança? Qual postura implica para o pesquisador? Qual a diferença entre um simples observar cotidiano e um observar na pesquisa? Neste caminho a educadora e antropóloga Adriana Friedmann convidou educadores, arte-educadores, professores e gestores a trilhar caminhos pelos quais foi possível criar espaços de escuta e ressignificar práticas a partir do que as crianças expressaram. Com esta perspectiva, foi realizado o curso Pesquisas com crianças: processos de escuta e observação, realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

As autoras - Andrea Desiderio, Auira Auiak, Beth Castro, Daniela Signorini Marcilio, Joyce Xavier Salustiano, Fernanda Serra Tavares, Ketiene Moreira da Silva, Maytê Amarante, Maria da Penha Brant, Massumi Guibu, Piéra Cristine Varin, Renata Pires Pinto, Thais Harue Tanizaka e Zina Filler - participantes deste curso e profissionais com trajetórias próprias - educadoras, professoras, gestoras, artistas e arquiteta - se dispuseram a refletir sobre a criança, sobre a infância e sobre suas próprias práticas.

Além disso, se dispuseram a escrever sobre suas próprias questões, dificuldades e descobertas nestes caminhos.

Cada uma percorreu seu próprio processo e desenvolveu uma narrativa própria que resultou em reflexões, ensaios poéticos e relatos de exercícios de pesquisa.

Neste encontro e celebração será abordada a importância da antropologia da infância em contextos diversos e contextualizado o processo do curso: questões, aprendizagens e dilemas.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Auira Auiak)

Palestrantes

Adriana Friedmann

Adriana Friedmann

Doutora em Antropologia pela PUC-SP e mestre em Educação pela UNICAMP. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/03/2018 a 05/03/2018

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora