Outros movimentos para a dança brasileira
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Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
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Revisar e re-imaginar a presença negra na dança brasileira em uma ação de mediação e condução onde biografias de artistas, espetáculos e propostas pedagógicas serão acionadas para aprofundar a relevância dessas ações enquanto presença em uma história predominantemente eurocêntrica bem como enquanto ações inseridas em um pensamento social contra-hegemônico e que possibilita ao Brasil, enquanto corpo social, se reconhecer desde dentro a partir de epistemologias e formas de atuação no mundo que, embora ignoradas, são a um só tempo substrato e componente contemporâneo para compreendermos dança como área de produção de conhecimento.
O curso conecta histórias, propostas pedagógicas e experiências práticas na tessitura de trajetos pouco referenciados no mainstream contemporâneo. As experiências gestadas nas histórias e fazeres apresentados expõem modos de vida, éticas, poéticas e filosofias que ressoam em domínios expandidos da cultura nas Américas na contemporaneidade e, especificamente no Brasil.
EIXOS TEMÁTICOS
1) Corpo, identidade e diferença
- O corpo negro como Outro na constituição de saberes;
- Identidade e diferença - campos móveis;
- Racialidade constitutiva na formação social brasileira;
- Colonialidade na dança
2) Tradição/Contemporaneidade -reciprocidades e interdependências
- Repertórios afro-brasileiros e as políticas culturais: invisibilidade, patrimonialização, apropriação;
- Dinâmicas da tradição: entre fazeres e motrizes;
- Dinâmicas da contemporaneidade: protagonismos insurgentes
3) Epistemologias em territórios não eurocêntricos:
- Estética diaspórica: tradição, transformação e transbordamento;
- Relação e opacidade;
- Hibridismo versus convivência na diferença;
- As propostas decoloniais e o problema do Universal;
- Encruzilhadas, tempos espiralados e ancestralidade: epistemologias afro-brasileiras.
4) Interrogar o mundo: uma conversa com Carmen luz e Um filme de dança
(Exibição do documentário + roda de debate)
5) Educar para transgredir: pedagogias Atlânticas
- Katherine Dunham;
- Germaine Acogny;
- Inaicyra Falcão
6) Fazeres Negros nas tessituras da diáspora
- Práticas e confluências interamericanas: rotas dançantes entre o Brasil e os EUA.
- Precursores Americanos no diálogo interdiaspórico.
- Diásporas atualizadas: sotaques soteropolitanos nos EUA
- Pontes móveis e insuspeitas : Brasil/ África do Oeste
7) Poética e política: relações práticas e interseccionais
- Contestar e transformar o cotidiano;
- Coreografias sociais ;
- Estratégias da diferença
- Ação Cênica: Encruzilhada (Grupo Fragmento Urbano)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Romero Oliveira)
Palestrantes
Fernando Ferraz
Doutor em Artes e Mestre em Artes Cênicas pela Unesp, Bacharel Licenciado em História pela FFLCH-USP-SP. Professor da Escola de Dança da UFBA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/09/2017 a 26/09/2017
Dias e Horários
Segundas, Terças e Quartas, 15h às 18h
*No dia 20/9 não haverá aula.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de agosto às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.